Neymar a representar o Santos
Neymar deixou o Al Hilal para regressar ao Santos - Foto: IMAGO

Camarotes, voos e hotéis cinco estrelas: os pormenores do contrato milionário de Neymar no Santos

Site brasileiro UOL detalha pormenores do vínculo assinado até junho, e que poderá ser prolongado

O contrato assinado entre o Santos e Neymar, que ditou o regresso do jogador ao Brasil em janeiro deste ano, foi revelado pelo site brasileiro UOL. Segundo esta fonte, o acordo garante ao jogador cerca de 21 milhões de reais por mês, por volta de 3,2 milhões de euros, entre salários e direitos de imagem. 

O acordo inicial, quando rescindiu com o Al Hilal, foi assinado por cinco meses, ou seja, até 30 de junho. No total, o Santos pagará 105 milhões de reais/16,4 milhões de euros ao extremo.  

A mesma fonte sublinha que o valor total do contrato equivale a 25% do orçamento previsto pelo clube para esta temporada, que tinha sido definido antes da oportunidade da chegada de Neymar. 

Quanto a salários, o contrato inscrito na federação refere que o vencimento bruto é de 4,14 milhões/630 mil euros; quanto a pagamentos referentes a projetos de marketing e exploração da imagem, o Santos terá de passar à empresa de Neymar pai, a NR Sports, no mínimo 85 milhões de reais, o que equivale a 13 milhões de euros. Este valor tem de ser pago até 30 de julho. 

Os direitos de imagem são os mais detalhados: o valor encaixado com acordos de patrocínio da camisola assinados após a chegada de Neymar será repartido da seguinte forma: ele e a empresa do pai recebem 75%, o Santos os restantes 25%. No caso de espaços na camisola anteriormente vendidos, como o patrocínio principal, Neymar pai fica com 75% do aumento do valor gerado após a chegada do filho. Esta divisão é válida um ano para lá de 30 de junho.  

Em caso da rescisão antecipada, a NR Sports continua a ter direito ao pagamento integral dos 13 milhões de euros.  

Há ainda outras mudanças: alguns fornecedores passaram a prestar serviços por permuta em troca de associarem a sua imagem a Neymar nos treinos – aqui contabilizam-se fornecedores de bebidas, de equipamentos de musculação e fisioterapia e o recheio do centro de treinos.  

O clube tem aumentado também o número de sócios através da campanha sócio-rei.  

Apesar do custo, o Santos acredita na operação, até porque por outro lado tem aumentado os patrocínios e ações de marketing, que têm gerado mais receita. 

Outras regalias 

Para lá dos valores envolvidos, há uma série de privilégios previstos para Neymar a família.  

Estão incluídos três camarotes na Vila Belmiro, com capacidade para 36 pessoas, e 20 bilhetes para os jogos fora de casa. 

O Santos paga voos particulares e estadias em hotéis cinco estrelas a Neymar e acompanhantes por ele escolhidos, além de bilhetes em classe executiva para os funcionários da NR Sports. 

A cláusula de rescisão equivale ao valor dos salários que Neymar tiver a receber até ao fim do contrato. 

Em 9 jogos pelo Santos — já teve várias lesões —, o avançado marcou três golos e registou três assistências.

Sugestão de vídeo: