Benfica sem fôlego para resistir ao Ferrol
O Benfica não teve a desempenho com consistência que lhe permitisse discutir, até ao fim, com o Baxi Ferrol, o primeiro jogo na fase de grupos da EuroTaça de basquetebol feminino, esta quinta-feira, no Pavilhão Fidelidade, na Luz, que perdeu por 55-64.
O abaixamento de rendimento das águias no quarto período, em contraponto com a superioridade evidenciada pelas espanholas nessa fase da partida, desequilibraram a favor das visitantes uma contenda que até aos cinco minutos do terceiro quarto poderia ter pendido para um dos dois lados.
No entanto, neste que foi o melhor período das encarnadas, em que lideraram pela única vez no jogo (35-33, aos 6.50 minutos), com três das suas jogadoras em destaque, Leticia Soares com 19 pontos (desde logo o seu pecúlio total) e cinco ressaltos (7 no final), Joana Soeiro, com cinco assistências (total), e Maria Bettencourt, autora de quatro roubos de bola (total), o ascendente da equipa benfiquista foi abruptamente interrompido, e não mais retomado.
Apesar da boa réplica das lisboetas, a rival galega, finalista desta competição na temporada transata – foi derrotada na final, a duas mãos, pelas francesas do Villeneuve-Ascq (145-162) - esteve sempre no comando do marcador, embora nunca se colocando com vantagem que se antevê-se inalcançável. Longe disso, ao intervalo eram cinco pontos apenas o atraso do Benfica (29-33), que disputou rijamente o segundo período (15-16) após dez minutos iniciais com prestação oscilante, que terminou em alta.
No entanto, o decréscimo de produção acentuado da equipa orientada por Eugénio Rodrigues fase final do terceiro quarto e o derradeiro custou-lhe a pretensão de vitória, condenando-a a 4 minutos do final, quando um triplo do Baxi Ferrol colocou a formação do país vizinho a desde logo decisivos 9 pontos de distância (50-59).
No próximo dia 15, o Benfica visita as polacas do Sosnowiec, que ganharam às checas do Ostrada por 86-69.
O União Sportiva, a outra equipa portuguesa na competição, perdeu na quarta-feira no País Basco frente ao Guernica Biscaia, por 82-61, para a primeira jornada do Grupo C.