Benfica: Marco Silva 'apertado' pelo Fulham para renovar
O Benfica continua à espera da resposta de José Mourinho à oferta de renovação de contrato e, ao mesmo tempo, convencido de que o special one vai mesmo aceitar a proposta de Florentino Pérez para voltar a Madrid, prepara a sucessão no banco de suplentes. Marco Silva, de 48 anos, mantém-se na linha da frente dos candidatos, apesar de Ruben Amorim gerar consenso na SAD. Os encarnados, porém, estão também conscientes das dificuldades para chegar a acordo com qualquer dos técnicos.
Como A BOLA já deu conta, Ruben Amorim não tem planos para treinar na próxima época, salvo se surgir uma boa proposta de um clube no estrangeiro. O antigo treinador de Sporting e Manchester United é consensual na SAD, agrada, naturalmente, a Rui Costa, mas este está consciente do obstáculo dificilmente ultrapassável.
Marco Silva surge, como tal, mais bem posicionado neste processo, na perspetiva do Benfica. Já houve contactos informais, o treinador conhece bem a realidade do Benfica, mas está sob forte pressão do Fulham para renovar. Os londrinos não querem perdê-lo e estão disponíveis até para lhe dar o que não deram na última época.
Estes são, por todas estas razões, dias de reflexão para Marco Silva, sensível ao desejo e argumentos do Fulham, mas também à possibilidade de poder treinar o Benfica, que está disposto a oferecer-lhe contrato de duas épocas e um projeto desportivo que lhe permita ser campeão e recuperar o lugar na Champions. Marco Silva, por outro lado, tem boa relação com Mário Branco, diretor geral do Benfica, com quem trabalhou no Estoril. Esse será, seguramente, trunfo que os encarnados vão jogar. Mário Branco conhece, pois, muito bem o treinador e seria, seguramente, fácil aos dois colocar em marcha a nova época, decidir depressa sobre reforços e dispensas, apesar do constrangimento financeiro provocado pela falta dos milhões da Liga dos Campeões.
«Ainda não decidi. Entendo que os adeptos queiram saber o futuro do Fulham, mas não há qualquer decisão tomada. O verão que aí vem vai ser um dos mais importantes para o futuro do Fulham. Vamos analisar e ter algumas reuniões. Preciso de estar calmo para lidar com muitos aspetos», afirmou o treinador, recentemente, à BBC.
A BOLA sabe que o Fulham tem insistido na renovação e prometido garantias de competitividade da equipa. Isso poderá estar a provocar algumas dúvidas no técnico luso. Certo é que as decisões se aproximam. O Fulham joga domingo com o Newcastle, em Craven Cottage, num embate da 38.ª e última jornada da Premier League, e o treinador poderá estar pronto a anunciar a decisão. O interesse dos londrinos também passa por resolver o assunto o quanto antes.
O Benfica está preparado para avançar formalmente assim que Mourinho decidir e o Real Madrid depositar os €3 milhões da cláusula que permite a saída do técnico. Haverá um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e está previsto que Rui Costa dê explicações sobre a temporada. Tudo isto, claro, num contexto de urgência — cada dia que passa é menos um dia de preparação da nova época com um (novo) treinador.