O golo de Messi que concretizou a reviravolta da equipa de Javier Mascherano

As contas do apuramento: FC Porto agarra-se à calculadora

Derrota frente aos norte-americanos, depois do nulo com o Palmeiras a abrir, deixa dragões com um pé fora do Mundial de Clubes. Empate entre Inter Miami e Palmeiras ou vitória da equipa de Messi afastará a de Martín Anselmi do torneio

O desaire do FC Porto diante do Inter Miami, em Atlanta, num jogo em que até entrou a vencer, complicou e muito as contas da equipa de Martín Anselmi no Mundial de Clubes. Os azuis e brancos ainda acalentam esperanças no apuramento para os oitavos de final, como segundos classificados do grupo A, mas sabem, desde já, que um empate entre Inter Miami e Palmeiras, na última jornada, desde logo os afastará da prova: norte-americanos e brasileiros ficarão ambos com cinco pontos e o FC Porto só poderá chegar aos quatro, caso vença o Al Ahly. Naturalmente, um triunfo do conjunto de Messi e companhia sobre os paulistas traduzir-se-á, igualmente, no adeus dos dragões.

Para garantir a segunda posição no grupo, os azuis e brancos terão de bater a equipa egípcia e esperar que o Inter Miami derrote o conjunto de Abel Ferreira, isto porque o primeiro critério de desempate é o confronto direto e o Inter Miami terá, pois, vantagem frente ao FC Porto. A partir daí, entrarão em funcionamento os seguintes critérios de desempate, com a diferença de golos em todos os jogos da fase de grupos como primeiro fator eliminatório.

Galeria de imagens 21 Fotos

Nesta altura, o FC Porto apresenta saldo de um golo negativo, enquanto o Palmeiras tem dois positivos. Caso os dragões vençam o Al Ahly, por exemplo, por dois golos de diferença e o Palmeiras perca por um, tudo ficará empatado e terá de se recorrer ao critério seguinte, o número total de golos marcados em todos os jogos.

Muitas contas para fazer e calculadora na mão para os adeptos do FC Porto na madrugada de segunda para terça-feira (jogos às 2h00 de Lisboa).

Confira os critérios de desempate da FIFA para este torneio:
a) maior número de pontos obtidos nos jogos da fase de grupos entre as equipas em causa; b) melhor saldo de golos resultante dos jogos da fase de grupos entre as equipas em questão; c) maior número de golos marcados em todos os jogos da fase de grupos entre as equipas em questão. Se, após a aplicação dos critérios a), b) e c), as equipas ainda estiverem empatadas na classificação, os critérios a), b) e c) serão aplicados apenas aos jogos entre as restantes equipas. Se ainda assim houver empate, serão aplicados os seguintes critérios, pela ordem abaixo: d) diferença de golos superior em todos os jogos da fase de grupos; e) maior número de golos marcados em todos os jogos da fase de grupos; f) melhor historial disciplinar de acordo com os índices de conduta da equipa; g) sorteio pela FIFA.