Vasco Seabra no FC Porto-Arouca da passada jornada   
(Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+)
Vasco Seabra no FC Porto-Arouca da passada jornada (Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+)

Arouca com «boas sensações» no ataque aos pontos em Famalicão

Vasco Seabra quer voltar aos resultados positivos após a derrota no Dragão; plantel praticamente na máxima força; segunda volta confirma crescimento dos lobos

O Arouca está apostado em voltar a conquistar pontos depois de ter saído vergado do Dragão, na última jornada, com o 1-3 averbado frente ao líder FC Porto. A deslocação desta sexta-feira ao terreno do Famalicão configura mais um teste de elevado grau de exigência para a equipa de Vasco Seabra.

O treinador, contudo, mobilizou as energias do grupo para lutar por um resultado condizente com o crescimento operado nesta segunda volta da Liga, que colocou os lobos da Serra da Freita no 10.º lugar, a dez pontos do adversário desta noite, no jogo de abertura da 25.ª jornada da Liga.

«Espero um Famalicão igual a si próprio, difícil e exigente, sabendo que venceu os últimos três jogos em casa. Uma equipa difícil no seu terreno, muito compacta Edifícil de bater, pois sofre muitos poucos golos. É um adversário muito forte na ideia de jogo, competente e muito pragmático naquilo que faz defensiva e ofensivamente», analisou Vasco Seabra, esta quinta-feira, na projeção da partida com os minhotos, que espera que seja um desafio de elevada componente competitiva.

«Vamos ter de estar ao nosso melhor nível diante de um adversário com muita qualidade individual e coletiva. É um jogo fantástico para podermos competir, desafiar-nos e estarmos num nível alto na luta pelos três pontos. Acho que vai ser um bom jogo entre duas equipas que gostam de assumir a bola. O Famalicão expõe-se muito pouco em termos de transição defensiva, faz muitas faltas também, estancando as saídas do adversário e, por isso, teremos de saber lidar com esses momentos de pressão. Acredito que estarão em campo duas equipas que vão querer ser protagonistas no jogo, olhando sempre para a baliza do adversário», anteviu.

Vasco Seabra destacou ainda o crescimento da sua equipa, uma boa fase alicerçada num conjunto de indicadores que reforçam a capacidade de discutir o resultado em todos os jogos. 

«Temos tido boas sensações. Os registos da equipa em termos defensivos e ofensivos demonstram crescimento, temos mais pontos, menos golos sofridos e mais golos marcados relativamente aos indicadores da primeira volta. Temos maior capacidade de competir, maior número de momentos de pressão no meio campo do adversário e também de recuperações de bola. São registos significativos para enfrentamos um jogo de cada vez, sabendo-nos motivados para sairmos deles vencedores», salientou, descartando qualquer abordagem sobre o opositor seguinte – o Benfica.

O líder dos lobos explicou ainda os motivos da não convocatória do reforço francês Fally Mayulu

«Fally Mayulu chegou com alguns desconfortos físicos que estamos a tratar, bem como o seu processo de integração nas ideias do plantel para que possa estar inteiramente apto para competir», referiu Vasco Seabra, que comentou ainda a primeira convocatória, frente ao FC Porto, de Batata [Bruno Duarte], avançado oriundo da formação. 

«O Batata tem estado com nós desde o início da época. É um jogador de que gostamos e que se integra bem, o grupo gosta dele e quando falta alguém é um jogador que é chamado com regularidade. Gostamos que tenha tido essa evolução e que tenha ido connosco para o Dragão. Fico satisfeito por ele, pois é também reflexo daquilo que tem sido feito na formação», explicou.

O Arouca parte para o jogo em Famalicão praticamente na máxima força, pois Vasco Seabra volta a contar com Tiago Esgaio, Espen Van Ee e Hyunju, que estiveram ausentes por castigo no jogo anterior, aos quais se somam Javi Sánchez e Pedro Santos após terem recebido alta do departamento clínico.

Mateo Flores, lesionado, é a única unidade fora da convocatória.