Antigo internacional inglês considerado culpado de ofensas... no X
O ex-internacional inglês Joey Barton foi considerado culpado de seis acusações relacionadas com a publicação de mensagens «extremamente ofensivas» nas redes sociais dirigidas ao apresentador Jeremy Vine e às comentadoras de futebol Lucy Ward e Eni Aluko.
De acordo com a sentença proferida no Tribunal de Liverpool, Barton, de 43 anos, enviou as publicações entre janeiro e março de 2024, nas quais comparava Lucy Ward e Eni Aluko ao casal de assassinos em série Fred e Rose West. O antigo jogador chegou ainda a chamar «bike nonce» (termo pejorativo que combina referências a pedofilia e ao uso de bicicleta) ao jornalista Jeremy Vine.
Apesar de ter sido condenado por seis crimes de comunicação ofensiva, o antigo médio de Manchester City, Everton e Newcastle foi ilibado de outras seis acusações semelhantes, por falta de provas de que tivesse agido com a intenção de causar «sofrimento ou ansiedade» às vítimas.
A decisão representa mais um episódio polémico na trajetória de Joey Barton, conhecido pelo histórico de comportamentos agressivos e declarações controversas fora dos relvados.