Imagem apresentada pelos dois clubes do recinto a ser construído
Imagem apresentada pelos dois clubes do recinto a ser construído

76'ers apresentaram o novo pavilhão... sem LeBron James

Num momento em que vivem uma grande expectativa quanto à luta pelo título na temporada de 2026/27 face à chegada de LeBron James (ex-Lakers) e Jaylen Brown (ex-Celtics), Sixers vão construir a nova casa em parceria co os Flayers (NHL)

Dificilmente LeBron James, que neste defeso se mudou para Filadélfia e aos 41 anos prepara-se para iniciar a 24.ª temporada, ainda lá conseguirá jogar, mas com o extremo dos 76'ers nunca se sabe... Isto porque os Sixers e os Philadelphia Flyers (hóquei no gelo), apresentaram, esta terça-feira, as primeiras imagens do pavilhão que pretendem construir no local do Histórico Spectrum e defronte do Xfinity Mobile Arena (20.478 espectadores), onde atuam desde 1996.

Parecendo completamente posta de lado a ideia de se construírem a nova estrutura no centro da cidade ou até mesmo deixarem esta, o novo acordo para o pavilhão dos 76'ers foi firmado em parceria com a Comcast Spectacor para a construção de uma arena privada no valor de 1,5 mil milhões de dólares (1,291 milhões de euros) no South Philadelphia Sports Complex, onde além do pavilhão onde jogam existe igualmente um estádio de futebol-americano e outro de basebol.

O projeto conjunto de 76'ers e Flyers representa o maior investimento privado da história da cidade de Filadélfia, prevendo-se a abertura em 2030, antes do início da época de estreia da nova equipa da WNBA. Conjunto que também utilizará o recinto, servido este ainda para concertos e eventos de entretenimento.

Como foi referido, a infraestrutura que será erguida nos terrenos do antigo e histórico Spectrum, que serviu de casa dos 76'ers entre 1967 e 1996 e onde o clube conquistou o seu terceiro e último título da NBA, em 1982/83.

A construção tem arranque previsto para o início de 2027, dependendo das aprovações finais do Conselho Municipal e das autoridades locais e o empreendimento será detido em partes iguais (50-50) pela Harris Blitzer Sports & Entertainment (proprietária dos Sixers) e pela Comcast Spectacor (detentora dos Flyers), pondo fim a mais de uma década em que a equipa de basquetebol atuou como inquilina no atual recinto dos Flyers.

Trata-se do maior projeto de financiamento 100 por cento privado na história de Filadélfia. De acordo com os promotores, a infraestrutura deverá criar quase 15 mil postos de trabalho e gerar perto de 6 mil milhões (5,162 milhões) em atividade económica ao longo da próxima década, injetando centenas de milhões em receitas fiscais destinadas ao distrito escolar e aos cofres municipais.

O Spectrum foi a casa dos Sixers durante cerca de três décadas

Arquitetonicamente, o pavilhão inspira-se na geometria do antigo Spectrum — recinto que acolheu ambas as equipas durante quase três décadas —, contando com mais de dois mil metros quadrados de praças ao ar livre, pontos de encontro para os adeptos e zonas dedicadas a restauração e entretenimento.

A iniciar sessão com Google...