Federação ataca Hermoso com recurso a fotos e ameaça jogadoras

Espanha Federação ataca Hermoso com recurso a fotos e ameaça jogadoras

INTERNACIONAL26.08.202310:55

A federação espanhola de futebol ameaçou processar as 80 jogadoras que assinaram uma carta na qual se recusavam a jogar pelo seu país enquanto o presidente da federação, Luis Rubiales, permanecer no cargo.

Recorde-se que Rubiales recusou, ontem, demitir-se, apesar da polémica do beijo na boca à jogadora Jenni Hermoso, momento do qual há agora várias versões e análises a cada gesto.

O comunicado usa várias fotos - entretanto acusadas de serem manipuladas - para descredibilizar a jogadora e a sua defesa, nomeadamente se Hermoso mostrou intimidade ao levantar o presidente do chão.

Em comunicado emitido na noite de sexta-feira, depois de dezenas de jogadoras terem tomado a posição de força, a federação respondeu com força, afirmou que tomaria «ações legais necessárias» e avisou que «jogar pela seleção nacional é uma obrigação de qualquer membro da federação chamado a fazê-lo».

Ao contrário do que disse Rubiales no discurso na AG da Federação, Hermoso diz, apoiada pelo Sindicato, que o beijo não foi consensual e que a fez sentir-se «vulnerável». «Em nenhum momento consenti no beijo que ele me deu e claro que não tentei levantar o presidente», disse Hermoso em comunicado durante a tarde. «Não vou tolerar que minha palavra seja colocada em causa, muito menos que pessoas inventem coisas que eu não disse.»

A federação publicou então um comunicado contra o da jogadora, com uma série de fotografias do incidente, analisadas exaustivamente, que afirma mostrar que Hermoso levantou Rubiales do chão e não apenas estava disposta, mas também foi instigadora do beijo.

«O presidente da RFEF quis abordar esta questão com o máximo respeito pelas jogadoras e pelas instituições e só quando uma linha vermelha insustentável foi ultrapassada é que veio a público dar a sua versão dos factos. A versão dos acontecimentos do Presidente consta nos procedimentos internos abertos e até o momento a senhora Jennifer Hermoso não respondeu a nenhuma das solicitações», diz-se no comunicado.

«As evidências são conclusivas. O Sr. Presidente não mentiu. A RFEF e o Sr. Presidente demonstrarão cada uma das mentiras espalhadas por alguém em nome da jogadora ou, se aplicável, pela própria jogadora», sublinha-se.

«A RFEF deseja informar a opinião pública que os órgãos competentes da RFEF estão a recolher as denúncias apresentadas. A Federação tentou entrar em contato com a Sra. Jennifer Hermoso, sem sucesso em todos os momentos», afirma-se.

Tags: