A paixão! - Editorial de João Bonzinho

A BOLA A paixão! - Editorial de João Bonzinho

NACIONAL01.10.202209:00

A BOLA. Assim mesmo, escrita em cinco letras mágicas, como lhes chamava o saudoso Vítor Santos, o eterno chefe de redação impulsionador da maior ‘bíblia’ do desporto português, sob orientação de quem tive ainda a honra de trabalhar, eu que aqui cheguei, ao 23 da Travessa da Queimada, ao Bairro Alto, no primeiro dia de março de 1989, já lá vão quase 34 anos.

A BOLA. Primeiro um sonho, depois a paixão. Tornei-me jornalista desta casa a uma quarta-feira, recebido pelo Vítor Serpa, que já conhecia e admirava e com quem tinha partilhado bons momentos, ano e meio antes, numa viagem a Innsbruck, capital do estado austríaco do Tirol, quando ambos acompanhávamos a equipa de futebol do Sporting em mais uma jornada das competições europeias, obviamente sem sonhar que, ano e meio depois, estaria a trabalhar a seu lado, na mesma redação do maior, mais marcante, histórico, desafiante e apaixonante jornal desportivo português.

A BOLA. Sim, uma referência do jornalismo, mas também uma referência na vida social e cultural do nosso País. A BOLA. Sim, assim mesmo, tão pequena no nome e tão gigante no legado de mais de 75 anos de história. Enorme orgulho, evidentemente, por suceder a Vítor Serpa no cargo de Diretor do jornal, que passo a acumular com a direção de informação de A BOLA TV. Espero honrá-lo (e honrar a sua dimensão jornalística) e espero estar à altura desse enorme desafio que é o de permanecer fiel à ética, à independência, à liberdade de expressão e de opinião, à sensatez e ponderação, com que fui profissionalmente educado por tantos e tantos nomes grandes do jornalismo com que A BOLA sempre teve o privilégio de poder contar.

A BOLA. Sim, apesar dos tempos tão difíceis e conturbados em que vivemos, e num tempo em que precisamos de continuar a impedir que floresçam intolerâncias e radicalismos, podemos orgulhar-nos de continuar a ter uma equipa de gente resistente na defesa do jornalismo, da integridade e do respeito por quem nos lê. Conte-se com A BOLA para continuar a escrutinar, observar, debater, respeitar, promover, desafiar, atender, ouvir, relatar, com respeito pela credibilidade, pela autenticidade e pela verdade.

A BOLA é um jornal, uma televisão e um mundo digital. Chegou, já neste século, a uma espécie de tridimensionalidade da comunicação. Por isso, criámos também A BOLA 3D, que reúne as três dimensões do mais importante título da informação desportiva portuguesa. Os desafios continuarão a ser gigantes, bem o sabemos. Difíceis, exigentes e gigantes. Mas a paixão vencerá! Só a paixão vencerá!