Pinto da Costa marca presença, neste início de noite, na cerimónia de inauguração do Hotel Axis Porto Club, que se instalou na antiga sede do FC Porto. Um edifício centenário, totalmente requalificado, mas onde o presidente do FC Porto teve os seus escritórios até 1982. Uma viagem, por isso, ao passado.
«Estou muito feliz e até vinha a recordar que há 60 anos entrei pela primeira vez neste prédio, como chefe da secção de hóquei em patins, e durante dezenas de anos, até mudarmos para o novo estádio, vinha sempre aqui diariamente depois de sair do Banco Português do Atlântico, onde trabalhava. Mais tarde, quando fui diretor, tanto com o sr. Afonso Pinto Magalhães como com o dr. Américo Sá, deslocava-me igualmente aqui diariamente. Por isso, compreenderão que é com grande emoção que vejo um prédio que estava, não digo em decadência, mas que não estava sequer a ser utilizado, ter uma utilização em favor da cidade, ter o nome do FC Porto bem evidenciado, ver o requinte de ter o poema ‘Aleluia’, do Pedro Homem de Melo, que o fez para exaltar as qualidades do FC Porto», disse Pinto da Costa no seu discurso.
O líder portista destacou ainda: «Está tudo com um toque azul e branco, com uma ligação grande da cidade ao FC Porto e do FC Porto à cidade. Vi uma coisa interessante: não há Porto sem FC Porto, nem FC Porto sem Porto. Isto quer dizer que entre as duas, cidade e clube, tem de haver uma identificação total, para bem de todos os portuenses e de todos que gostam da cidade e do FC Porto. Por isso, queria agradecer toda a colaboração prestada e o êxito que seguramente este hotel vai terá. A todos os portistas que cá criaram muita emoção, porque foram milhares de pessoas que cá vieram, porque era aqui que se vendia os bilhetes, que se inscreviam os sócios, toda a vida do FC Porto passou por este prédio. Por isso, muito obrigado e as maiores felicidades. Tenho a certeza de que será uma parceria de grande êxito.»