Valentino Rossi e os melhores pilotos de MotoGP da atualidade dão espetáculo em Portimão
Rossi e muitas estrelas do MotoGP aceleram por estes dias no circuito de Portimão (Imagem VR46)

Valentino Rossi e os melhores pilotos de MotoGP da atualidade dão espetáculo em Portimão

MOTO GP30.01.202414:51

O heptacampeão de MotoGP está no autódromo do Algarve com o bicampeão em título 'Peco' Bagnaia e o hexacampeão Marc Marquez, entre muitos outros.

A pré-temporada de MotoGP começa na quinta-feira, no circuito de Sepang, na Malásia, com três dias de shakedown reservado a pilotos de testes, 'rookies' e equipas-satélites, antes de todo o plantel de 2024 da classe rainha juntar-se na pista malaia na próxima semana (6 a 8 de fevereiro) para os primeiros testes oficiais.

No entanto, vários pilotos da Ducati e da VR46 Riders Academy anteciparam os ensaios e estão no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, esta semana, a treinar, aproveitando o teste promovido pelo WorldSBK (Superbikes) no circuito português.

O espanhol hexacampeão Marc Márquez, recém-chegado à Ducati, está em pista, assim como... Valentino Rossi. Todavia, o ex-piloto italiano roda apenas para desfrutar, talvez para desanuviar do stress da função de diretor da sua equipa, a VR46.

Também estão presentes no circuito algarvio, o bicampeão do mundo ‘Pecco’ Bagnaia, Enea Bastianini, Marco Bezzecchi, Álex Márquez, Fabio Di Giannantonio e Franco Morbidelli, este último a juntar-se este ano à Ducati através da equipa Pramac.

Outra presença é a de Luca Marini, que deixou a Desmosedici pela Honda, embora ainda seja piloto da VR46 Riders Academy, de Valentino Rossi. O único piloto da Ducati que não deverá participar do teste de Portimão é o espanhol Jorge Martin.

Como a utilização de motos de MotoGP está proibida fora do âmbito dos testes oficiais, os pilotos, em Portimão, estão aos comandos de motos de produção modificadas: a Ducati Panigale V4 S pelos representantes da marca italiana, a Yamaha R1 para o improvável Valentino Rossi - uma vez que Il Dottore é embaixador do fabricante japonês apesar da sua equipa no MotoGP correr com Ducati; e a Honda CBR1000RR-R Fireblade para Luca Marini, que partilha a box com o seu meio-irmão.