Pilotos questionam-se sobre futuro de Spa-Francorchamps

Fórmula 1 Pilotos questionam-se sobre futuro de Spa-Francorchamps

MOTORES03.07.202318:08

A morte do neerlandês Diano van’t Hoff, de 18, numa corrida de monolugares integrada no programa das 24 Horas de Spa (Formula Regional European Series), teve impacto na Fórmula 1, que tem passagem pelo circuito belga marcada para dia 30, depois de visitas à Grã-Bretanha, no próximo domingo, e à Hungria, no dia 23.

Max Verstappen, por exemplo, lamentou a morte do compatriota que foi campeão de F4 em Espanha, em 2018, e representava os neerlandeses da MP Motorsport na competição apoiada pela Alpine, condenando o retomar de corrida interrompida pela chuva a 1 volta da bandeira de xadrez e depois de intervenção do Safety Car, depois de outro acidente. Diano perdeu o controlo do monolugar na reta Kemmel, a alta velocidade, e acabou envolvido, de forma fatal, numa colisão originada pela visibilidade muito reduzida no circuito.

«Vi imagens da corrida, o circuito estava muito molhado e a visibilidade era nula. Claro que é fácil culpar as características da pista, mas talvez seja melhor ver-se tudo o que podemos fazer para melhorarmos as condições de segurança para impedirmos situações iguais no futuro e, principalmente, perceber as razões para o relançamento da prova só a 1 volta da bandeira de xadrez», disse Max.

A tragédia recordou a morte do francês Anthoine Hubert em 2019, aos 22 anos, na mesma zona do circuito, numa corrida do campeonarto de Fórmula 2 integrada no programa do Grande Prémio da Bélgica. Lance Stroll encontra-se entre os pilotos de Fórmula 1 que questionam mais o futuro de Spa-Francorchamps no calendário do Mundial.

O canadiano, depois de recordar o que aconteceu este fim de semana e há cerca de quatro anos, foi ainda mais contundente que Verstappen nas críticas. «Aquela zona do circuito de Spa precisa de mudanças imediatas! O Grande Prémio é já no final do mês e arriscamos a vida sempre que passamos por ali. Em cinco anos, no mesmo local, perdemos dois jovens pilotos muito talentosos. Esta situação é intolerável e alguém anda a 'brincar com o fogo'», concluiu.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer