Huyndai convida amigo para lugar de Craig Breen em Portugal: «Sei que ele me diria para aceitar»

WRC Huyndai convida amigo para lugar de Craig Breen em Portugal: «Sei que ele me diria para aceitar»

WRC24.04.202313:57

O piloto irlandês Kris Meeke foi convidado pela Hyundai Portugal para substituir Craig Breen, que morreu no dia 13 num teste na Croácia, com o carro da marca coreana no Campeonato de Portugal de Ralis.

«Depois de muita ponderação, a Hyundai Portugal decidiu convidar Kris Meeke, um amigo de longa data de Craig, para tomar o seu lugar no Hyundai Portugal no CPR. Meeke, piloto com histórico no WRC e mundialmente reconhecido, vem para para dar continuidade ao legado do Craig», lê-se num comunicado da equipa divulgado esta segunda-feira.

Breen, piloto irlandês de 33 anos que representava a Hyundai no Mundial de Ralis e no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), perdeu a vida em Lobor, na Croácia, durante teste para a ronda 4 da temporada no WRC.

«Foi uma decisão muito difícil, mas sentimos que devíamos avançar pelo Craig. A paixão que tinha pelos ralis, a alegria, e a boa energia que ele trouxe ao nosso campeonato devem continuar a ser lembrados. Com este sentimento, e após consultar a família do Craig, que apoiou a decisão e a escolha, dirigimos o convite ao Kris. Para nós, esta é a melhor forma de prestar tributo ao Craig, um piloto que muito rapidamente nos conquistou a todos», explicou Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal.

O piloto revelou que demorou a aceitar o convite para disputar o resto do campeonato português: «Quando o convite surgiu, estava um pouco cético. Tudo parecia demasiado cedo após a perda de um amigo íntimo. A minha decisão não foi tomada de ânimo leve. Primeiro, aceitei porque era o meu desejo de voltar a competir, mas também pensei no que o Craig me diria, e sei que ele me diria para aceitar. É assim que o vou homenagear. Vou continuar a competir como ele sempre o fez, a ganhar e a aproveitar.»

O irlandês junta-se a Ricardo Teodósio na equipa, estreando-se já no Rali Terras D’Aboboreira, em Amarante, terceira prova do CPR.