Fórmula E em Portland: Félix da Costa arranca de sétimo

Automobilismo Fórmula E em Portland: Félix da Costa arranca de sétimo

AUTOMOBILISMO24.06.202323:39

António Félix da Costa, em Porsche 9XX Electric, qualificou-se em sétimo para o ePrix de Portland, ronda 12 do Mundial de Fórmula E. A corrida com 28 voltas ao circuito de 3,190 km no estado do Oregon, nos EUA, realiza-se esta noite – 1.04 horas em Portugal Continental. O piloto português, apenas pela segunda vez em 2023, competiu na fase de grupos da sessão, depois de terminar o Grupo B na quarta posição, mas saiu de cena nos quartos de final, eliminado por René Rast, da McLaren, por 0,143 s.

Numa sessão marcada pelos azares de vários candidatos ao título, todos posicionados no final da grelha de partida (Wehrlein, Evans e Vergne), por exemplo, ‘pole position’ para Jake Dennis, da Andretti, equipa norte-americana que compete no Mundial com os 9XX Electric da Porsche.

O britânico de 28 anos venceu uma sessão de qualificação pela primeira vez esta época, conseguindo a quarta ‘pole’ da carreira na Fórmula E e ganhando 3 pontos de bónus que valem, também, a primeira posição no campeonato de pilotos, com mais 2 que o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche.

Na final da qualificação, contra Sacha Fernandez, da Nissan, Jake Dennis realizou a volta mais rápida do fim de semana da Fórmula E na International Raceway de Portland, com 1.08,931 m, resultado que 'implodiu' o recorde da velocidade média numa volta na Fórmula E (168,2 km/h) e derrotou o franco-argentino da equipa nipónica por 0,079 s, curiosamente o piloto que tinha a volta mais rápida na história da categoria, com 154,9 km/h na Cidade do Cabo (África do Sul).

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer