Automobilismo Bandeira verde nas 6 Horas de Portimão

AUTOMOBILISMO16.04.202312:38

GR010 Hybrid nas duas primeiras posições da grelha de partida no AIA. Oreca 07-Gibson de Félix da Costa 4.º entre os LMP2 no arranque para a ronda 2 do Mundial de Resistência

A Ferrari, com o 499P, surpreendeu a Toyota na primeira qualificação da temporada no Mundial de Resistência, assegurando a pole para as 1000 Milhas de Sebring, na Florida, EUA, mas os nipónicos impuseram-se aos italianos no arranque da época 11 do WEC – conseguiram as duas primeiras posições, com o GR010 Hybrid #8 à frente do #7.

 

Ontem, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), a Ferrari não conseguiu repetir a proeza, maior por ter acontecido na estreia do 499P. Na qualificação para as 6 Horas de Portimão, a ronda 2 do campeonato, Toyota demolidores, com Brendon Hartley, no GR010 Hybrid #8, a percorrer os 4,563 km do Circuito de Portimão em 1.30,171 m. O registo não vale somente a primeira pole dos nipónicos em 2023. Também é a primeira em Portugal! Em 2021, na estreia da montanha-russa no calendário do Mundial, Alpine A480 mais veloz na qualificação…

 

Hartley, neozelandês de 33 anos, estabeleceu a volta mais rápida no circuito (média de 185,5 km/h), melhorando os 1.30,364 do Alpine em 2021 e impondo-se ao parceiro de equipa Kamui Kobayashi, o piloto nipónico aos comandos do GR010 #7, por 0,273 s. Na terceira posição, o dinamarquês Nicklas Nielsen, no Ferrari #50, a 1,425 s. «Fiquei dececionado em Sebring e empenhei-me na qualificação. Venci-a, sim, mas antecipa-se corrida complicada, sobretudo contra os Ferrari», disse o ex-F1 (Toro Rosso, 2017-18).

António Félix da Costa não participou na qualificação para as 6 Horas de Portimão com arranque marcado para as 12 horas. A Jota entregou essa missão a Ye Yifei. O chinês de 22 anos que partilha a condução do Oreca 07-Gibson #48 com o português e o alemão David Beckmann, rubricou o quarto melhor registo em LMP2, a 0,190 s do protótipo da Prema com a volta mais rápida na categoria, com 1.34,303 m.

 

Em LMGTE Am, Corvette C8.R de Ben Keating na pole, com 1.41,362 m, Porsche 911 de Miguel Ramos (e Guilherme Oliveira) na oitava posição, a 0,662 s.