A um mês da Revolução dos Cravos, acontecia o último Rali TAP!
A um mês da Revolução dos Cravos, acontecia o último Rali TAP! @A BOLA

FOTOGRAFIAS COM HISTÓRIA A um mês da Revolução dos Cravos, acontecia o último Rali TAP!

MOTORES09.04.202411:49

O italiano Raffaele Pinto foi o grande vencedor da prova

Neste abril, às terças e quintas, A BOLA celebra os 50 anos de Liberdade oferecendo-lhe uma fotografia icónica. Esta é a foto e a história de hoje.

Seja bem-vindo(a) ao Rali Internacional TAP, o pai daquilo que conhecemos como Rali Portugal. A fotografia que lhe oferecemos data a março de 1974, um mês antes do 25 de Abril, e também altura em que aconteceu o último Rali TAP. Porém, a sua história começou muito antes disso.

Decorria o ano de 1966, durante a entrega de prémios do Rali TAP, prova que, até aí, era organizada pela companhia de aviação só para os seus trabalhadores. Foi aqui que o então presidente da TAP, Alfredo Vaz Pinto, anunciou que o Rali TAP passaria a ser um evento internacional.

A organização ficou a cargo de César Torres, antigo piloto português que já tinha trabalhado na organização das anteriores edições amadoras. Desta forma, arrancou em 1967 o primeiro Rali TAP, uma prova que, até hoje, se realiza anualmente edição de 1974 esteve perto de não acontecer devido a uma crise petrolífera , mas a poucas semanas do seu início, o governo autorizou a realização.

O Rali TAP de 1974 foi mais curto, mas desengane-se se pensa que foi pouco desgastante. Os concorrentes chegaram a conduzir, cerca de 24 horas sem descansar. O italiano Raffaele Pinto foi o vencedor do Rali TAP 1974, seguido do compatriota Alcide Paganelli e, em terceiro lugar, pelo finlandês Markku Alen, que conduz o carro da fotografia e que, até ao momento, é um dos maiores vencedores do Rali Portugal, empatado com o francês Sébastien Ogier (5 títulos cada um).

A Fiat dominou totalmente o pódio. Para que se tenha uma ideia, o modelo de carro usado pelos três pilotos mencionados era o mesmo: o Fiat 124 Abarth.Após o 25 de abril, a TAP abandonou o patrocínio da prova. Em julho de 1975, já Portugal era um país democrático, o Rali TAP deu lugar ao Rali Vinho do Porto.