Voytso muda-se do FC Porto para o Cantabria da LEB Oro

Basquetebol Voytso muda-se do FC Porto para o Cantabria da LEB Oro

BASQUETEBOL04.07.202322:15

Um dia após o FC Porto ter anunciado, em comunicado, que deixará de contar com o extremo Vladyslav Voytso, assim como o base/extremo Francisco Amarante, os espanhóis do Cantabria, da LEB Oro, anunciaram o internacional português como reforço para a temporada 2023/24.

Voytso, de 23 anos, interrompe desta forma uma ligação aos dragões de sete épocas ao clube, desde que, em 2016/17, deixou o Ginásio Figueirense para ingressar na Dragon Force e consequentemente no FC Porto aquando do regresso destes ao escalão máximo da modalidade. Pelos azuis e brancos conquistou a Taça de Portugal 2018/19, a Taça Hugo dos Santos 2020/21 e a Supertaça 2019.  

Elemento das seleções portuguesas desde os escalões de formação, Vlad (2,00m), que tem também nacionalidade ucraniana – é natural de Chortkiv - fez parte da equipa que, em 2019, ganhou o Campeonato da Europa Sub-20, Divisão B, em Matosinhos e é um dos jogadores habitualmente eleitos por Mário Gomes para a Seleção Nacional. Como ontem aconteceu na convocatória de 14 basquetebolistas para a preparação da pré-qualificação para o Torneio Olímpico (13-16 agosto) em Gliwice, Polónia, frente à Bósnia e Herzegovina, Hungria e Polónia.

Sem nunca ter escondido que gostaria de viver a experiência de jogar além-fronteiras, o primeiro teste será com a camisola do Cantabria, da cidade de Torrelavega (Cantabria), no norte de Espanha.

Fundado em 1999 com o nome de Club Deportivo Elemental Estela de Cantabria, em Santander, mas, entretanto, tendo mudado para Grupo Alega Cantabria CBT devido ao patrocinador e por se ter mudado para Torrelavega, onde tem um acordo com o Club Baloncesto Torrelavega, na última temporada a equipa  que equipa de negra e branca terminou a fase regular da LEB Oro em 11.º (15 v-19 d), fora dos lugares de acesso play-off, entre os 18 participantes da 2.ª Divisão. Em 2021/22 havia ganho a LEB Prata (3.ª Divisão).  

Vlad Voytso utilizou a sua página de Instagram para se despedir e agradecer ao clube e a todos os que nos últimos anos o acompanharam e ajudaram na carreira e a sonhar mais alto.