Treinador do Fuchse rendido ao carrasco: «Martim Costa tem estado extraordinário»

Treinador do Fuchse rendido ao carrasco: «Martim Costa tem estado extraordinário»

ANDEBOL28.02.202417:39

Jaron Siewert desvaloriza ausência do português da lista dos melhores jovens do Mundo

A Federação Internacional de Andebol (IHF) revelou no início da semana os três candidatos ao prémio de melhor jogador jovem de 2023: Júri Knorr, central alemão de 23 anos do Rhein-Neckar Lowen; Elias Skipagotu, central das Ilhas Faroé, de 21 anos; e Nils Lichtlein, também de 21 anos.

Em comum, além de jogarem na posição de central, todos atuam na Bundesliga, considerado o campeonato mais forte do Mundo.

Ora, aproveitando a presença em Portugal do treinador que lidera a liga alemã, o jornal A BOLA, perguntou-lhe o que ele acha que falta a Martim Costa e Kiko Costa para figurarem entre os nomeados para o prémio.

A resposta, dada em conferência de imprensa, veio embrulhada em… fair-play. Mesmo depois de Martim Costa ter marcado 21 golos nos dois jogos do Sporting frente ao Fuchse Berlim, sendo o melhor marcador em ambos os encontros, o treinador deixou-lhe rasgados elogios, desvalorizando a ausência dos irmãos Costa da lista da IHF.

«Quando as performances falam por eles, não importa muito tudo o que está em redor», começou por declarar, mostrando-se rendido ao mais velho dos irmãos.

«O Martim está a fazer uma época extraordinária. Jogou a um nível inacreditável no Europeu e nos dois jogos contra nós mostrou toda a qualidade que tem. E o irmão [Kiko], que tem menos dois anos, também tem muita qualidade», reconheceu, sentado ao lado do pai de ambos, Ricardo Costa, treinador do Sporting.

«Acho que ambos têm muito futuro, não importa muito se estão ou não nomeados pela IHF. Todos queremos ganhar troféus e esses prémios [individuais] não são tão importantes. Eles estão encaminhados para ganhar o campeonato português, e talvez nos voltemos a ver na final-four da Liga Europeia», desejou, após o apuramento dos leões para os quartos de final da prova, que atira os germânicos para a disputa de um Play-off.