Taça Davis: Portugal perde encontro de pares e eliminatória
Francisco Cabral e Nuno Borges na eliminatória contra Finlândia (EPA/KIMMO BRANDT)

Taça Davis: Portugal perde encontro de pares e eliminatória

TÉNIS03.02.202415:34

Nuno Borges e Francisco Cabral cederam encontro inaugural do segundo dia do frente a frente com Finlândia; seleção falha acesso ao Grupo Mundial pela quinta vez

Depois de um primeiro dia negativo para a seleção nacional contra a Finlândia - em que Nuno Borges e João Sousa perderam de forma clara contra Otto Virtanen e Emil Ruusuvuori, respetivamente -, a margem para erro era nula, e a vitória no jogo de pares era imperativa para manter as esperanças de qualificação para o Grupo Mundial da Taça Davis. No entanto, a verdade é que Francisco Cabral e o maiato não evitaram derrota contra a dupla nórdica formada por Harri Heliovaara e Emil Ruusuvuori (2-0; 6/4 e 7/6 [8-6]).

O capitão escandinavo Jarkko Nieminen fez uma alteração de última hora e colocou o 55.º do ranking mundial no lugar de Patrik Niklas-Salminen. Substituição que deu os melhores resultados ao conjunto finlandês, que ao derrotar o conjunto liderado por Rui Machado (3-0) qualifica-se pela quinta vez pra a fase de grupos final da prova.

Por outro lado, com esta derrota Portugal falha acesso a esta etapa da competição pela quinta vez na história.