Sporting perde em França e falha 'Final Four' da Liga Europeia

Andebol Sporting perde em França e falha 'Final Four' da Liga Europeia

ANDEBOL18.04.202322:16

Com a derrota por 30-31 ante o Montpellier, no FDI Stadium, em partida a contar para a 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europeia, o Sporting não conseguiu o ambicionado apuramento para a 'Final Four'. Recorde-se que os leões estavam obrigados a vencer após, há uma semana, terem conseguido um empate no Pavilhão João Rocha por 32-32.

Na passada temporada os de Alvalade haviam-se ficado pelos oitavos de final, contra o Magdeburgo. Também aí na 1.ª mão haviam conseguido um empate por 29-29, para depois perderem na Alemanha por 35-36.

Num encontro em que as duas equipas mostraram desde cedo quererem atuar em transição e tentar apanhar o adversário em contrapé, os verdes e brancos entraram melhor (1-3) e com Francisco Costa a marcar o segundo dos seus golos mantiveram a vantagem de 3-5 para depois permitirem a segunda igualdade do embate aos 5-5.

Foi então, com apenas 14.16m decorridos, e após o esloveno Stas Skube (6) ter colocado pela primeira vez os da casa na frente (7-6), que o Sporting sofreu o primeiro revés ao ver Francisco castigado com cartão vermelho.

Na marcação do seu terceiro livre de 7m, o jovem lateral direito fez, involuntariamente, a bola bater contra a cabeça do guarda-redes Charles Bolzinger, originando automaticamente a desqualificação.

Daí até ao intervalo (16-14) os franceses, onde além de Skube também se destacou Julien Bos (7), com quatro golos na 1.ª parte, nunca mais perderam a comando e com ambos os conjuntos a apostarem as finalizações pela zona central, Martin Costa (5) foi chamado a tentar minimizar a ausência do irmão.

Além de Martin, foi o capitão Salvador Salvador - assinou 6 dos seus 8 golos após o descanso - e Natán Suarez (4) quem mais contribuiu para que os lisboetas passassem a discutir o jogo com apenas um golo de diferença entre os 17-16 e 23-22.

Mamadou Cissokho (4) conseguiu mesmo a igualdade (23-23) aos 15.20m da 2.ª parte – algo que não acontecia desde os 6-6 -, e Josep Folques (2) voltou a confirmar a ambição dos leões pela vitória com o 24-24.

Porém, três ataques consecutivos falhados (27-24) e um parcial de 5-1 (29-26) tornou a abrir um fosso no placard que os homens liderados por Ricardo Costa nunca mais lograram anular. E se a diferença acabou por ser apenas de um golo, tal deveu-se aos gauleses terem baixado o rendimento no último minuto por sentirem que o jogo estava ganho e o guardião Carlos Maciel ter elevado o seu.

No Sporting realce ainda para a ação de Edney Oliveira (4), com três golos no 1.º tempo. Do lado contrário, destaque para Yanis Lenne (5), Veron Nacinovic (4) e a grande exibição do guarda-redes Remi Desbonnet, que terminou com 34% por cento de eficácia (8/23) e foi determinante para que os leões nunca voltassem ao comando.