«Quando tudo corre bem, os jogadores entram em euforia e é difícil reagir»
Mário Gomes, selecionador nacional de basquetebol (FIBA)

«Quando tudo corre bem, os jogadores entram em euforia e é difícil reagir»

BASQUETEBOL25.02.202423:35

Mário Gomes, após a vitória de Portugal sobre a Ucrânia

Portugal venceu neste domingo a Ucrânia em jogo de qualificação para o Europeu por 79-77, mas teve de sofrer até ao fim, apesar de ter estado a ganhar por 19 pontos no segundo período.

Após a partida, o selecionador Mário Gomes elogiou a forma como a equipa jogou nos primeiros 20 minutos, e admitiu entender a recuperação que permitiram que a Ucrânia fizesse.

«Jogámos muito bem na primeira parte, mas muitas vezes isto acontece no basquetebol. Os jogadores  entram numa certa euforia, porque está tudo a correr bem e depois é difícil reagir. Também houve mérito da Ucrânia, porque eles lutaram, mostraram que são uma boa equipa e de caráter», começou por dizer, sublinhando a qualidade dos adversários que a Seleção defrontou nestas duas partidas.

«Até há relativamente pouco tempo não conseguíamos discutir jogos com estas características contra equipas deste nível. Estamos a lutar de igual para igual, não estamos propriamente a jogar com equipas fracas».

Travante ‘rouba’ para dar vitória a Portugal

25 fevereiro 2024, 20:51

Travante ‘rouba’ para dar vitória a Portugal

Com 5 pontos nos últimos 1.01m, um deles um triplo para o 76-77, o base luso-americano acabou por ser decisivo numa partida em que a Seleção entrou em quebra com o arranque da 2.º parte depois de ter chegado a liderar por 19 e a colocar no encontro o ritmo que mais lhe interessava

O treinador admitiu que a Seleção teve alguma sorte na ponta final, mas lembrou que diante de Israel, na quinta-feira, também houve azar.

«No final, houve uma ponta de sorte que na última quinta-feira não tivemos. Mas saí daquele jogo com a confiança reforçada de que vamos garantir o nosso objetivo. Independentemente do resultado aqui, ia manter o estado de espírito. Isto vai ser até ao fim. Não fazemos a mínima ideia do que se vai passar daqui a nove meses, é a parte difícil desta competição. Temos de continuar a trabalhar com seriedade como até agora», lamentou, apontando aos próximos jogos da qualificação.

Já Diogo Gameiro, que terminou o jogo com 12 pontos sublinhoyu a importância do triunfo.

«Foi um jogo emotivo, mas o mais importante foi a vitória. Tínhamos estado muito bem contra Israel, quase ganhámos, mas esta foi uma vitória mesmo importante para nós. Fizemos uma 1.ª parte incrível. Não começámos bem o terceiro quarto, mas mantivemo-nos unidos para alcançar este importante triunfo. Como no primeiro jogo contra Israel, em que nada estava perdido, hoje nada está garantido ou ganho. Foi um passo muito importante para estar no EuroBasket. É esse o nosso objetivo, vamos continuar a lutar para termos todas as vitórias possíveis», declarou.