No Open da Austrália joga-se a liderança do ranking
Novak Djokovic lidera a hierarquia mundial (IMAGO/ABACAPRESS)

No Open da Austrália joga-se a liderança do ranking

TÉNIS12.01.202420:41

Para além da disputa pelo título do primeiro Grand Slam do ano, o Open da Austrália, está em jogo também o primeiro lugar da hierarquia mundial; Novak Djokovic, Carlos Alcaraz e Daniil Medvedev são os candidatos a terminar a prova nesta posição

Os torneios Grand Slam são as mais importantes provas do circuito mundial de ténis e, em janeiro, entre dia 14 e 28 de janeiro, decorre o Open da Austrália, o primeiro de quatro majors da temporada. Se a relevância da prova já é elevada, torna-se ainda mais quando a luta pelo primeiro lugar da hierarquia mundial também está em jogo. 

É precisamente isso que vai acontecer neste evento, no qual, à partida tem três tenistas a ambicionar o topo do ranking ATP: Novak Djokovic, atual número um, Carlos Alcaraz e Daniil Medvedev. Nenhum destes jogadores é estranho a este lugar. 

Cenários que levam Novak Djokovic a defender o n.º 1 do ranking

- ser campeão
- ser derrotado na final sem que o vencedor seja Alcaraz
- ser eliminado na mesma ronda do que o espanhol
- caso o jovem de Múrcia não atinja os quartos de final, não importa a fase do torneio na qual o sérvio é eliminado

No caso do sérvio, está já na 407.ª semana nesta posição, recorde que detém depois de ter batido a marca de Roger Federer (310), em 2021, e por isso só pensa em estender o seu tempo na liderança. Isto acontece em quatro cenários: se for campeão em Melbourne Park, se chegar à final e o espanhol não vencer o torneio, se for eliminado na mesma ronda do que Alcaraz e se este não conseguir atingir os quartos de final.

Cenários que levam Carlos Alcaraz ao topo do ranking ATP

- título em Melbourne Park
- chegar à final, esperando que Djokovic não faça o mesmo
- atingir meia-final e que o sérvio seja eliminado nos 'quartos'
- qualificação para quartos de final, já com o rival de 36 anos eliminado da prova

Para o jovem natural de Múrcia, o mais novo de sempre a atingir o primeiro lugar ATP, com 19 anos, onde já esteve durante 36 semanas, precisa sempre de fazer melhor do que o sérvio a partir dos quartos de final do torneio. Assim, também há quatro situações em que pode voltar a atingir o primeiro lugar: título do Open da Austrália, atingir a final e não defrontar o sérvio e o mesmo se aplica para as meias e quartos de final. 

Cenário que coloca Daniil Medvedev como número um ATP

- campeão do Open da Austrália, caso Alcaraz e Djokovic tenham sido eliminados antes das meias-finais

Dos três, o moscovita tem tarefa mais difícil. Para voltar a ser número 1 – posição que ocupou durante 16 semanas -, o russo necessita ganhar a prova, sem que o tenista dos Balcãs e o espanhol atinjam as semifinais.