NBA: Wembanyama brilhante estraga noite histórica de Brunson
Victor Wembanyama foi o protagonista da vitória dos Spurs sobre os Knicks, apesar dos 61 pontos de Jalen Brunson (X/@spurs)

NBA: Wembanyama brilhante estraga noite histórica de Brunson

Pela primeira vez desde 1992, um 'rookie' fez 40 pontos e 20 ressaltos numa partida, dados que nem os 61 pontos de Jalen Brunson conseguiram contrariar

Foi uma noite de grande movimentação pela NBA, com 12 jogos a serem disputados e, alguns, com momentos históricos. Os San Antonio Spurs venceram no prolongamento os New York Knicks por 130-126, muito graças a exibição histórica de Victor Wembanyama.

Os 40 pontos, 20 ressaltos e cinco assistências do poste francês são uma estatística que não se via num rookie há mais de 30 anos, marca essa apontada, na altura, por Shaquille O'Neill. Mais um jogo impressionante para a sensação da liga, que acabou por ofuscar outra grande exibição individual: Jalen Brunson fez 61 pontos, o máximo da sua carreira, mas não conseguiu chegar à vitória.

Bem mais desequilibrada foi a vitória dos Miami Heat frente aos Portland Trail Blazers. Thomas Bryant (26 pontos, 12 ressaltos) e Bam Adebayo (21 pontos, 12 ressaltos e 9 assistências) foram os grandes destaques daquele que foi o triunfo com a maior margem da história da equipa da Flórida.

O rei dos duplos-duplos, Domantas Sabonis - anotou o 56.º consecutivo e o 26.º triplo-duplo da época -, excedeu-se. O poste lituano apontou 13 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências que, ainda assim, não foram suficientes para combater o poderio ofensivo dos Dallas Mavericks. Kyrie Irving, com 30 pontos, e Luka Doncic, que ficou a um ressalto do triplo-duplo, foram os grandes motores da equipa. O base esloveno, que jogou apesar de uma lesão no tendão de Aquiles, assinou a vitória com um lançamento livre e, após acertar o cesto, provocou Vlade Divac que, no draft de 2018, escolheu Marvin Bagley III à frente de Doncic.

Continua o ótimo momento de forma dos Houston Rockets e de Jalen Green. Desta vez, foram os Utah Jazz que foram vitimados pelos texanos. Green, com mais 34 pontos, foi o grande impulsionador da vitória tangencial dos Rockets, que somam, assim, o 11.º (!) triunfo consecutivo.

Continua também a perseguição do conjunto aos Golden State Warriors que ganharam pelo terceiro encontro seguido, desta feita, frente aos Hornets. Stephen Curry teve um jogo positivo, com 23 pontos, mais um que Miles Bridges, melhor marcador de Charlotte.

Veja todos os resultados da noite:

A classificação: