NBA: Sabonis entre os grandes, Celtics 'adormecem' em Atlanta sem Neemias
Grandes números para o jogador dos Kings, equipa de Boston desperdiça vantagem de 30 pontos
Domantas Sabonis, filho do antigo jogador Arvydas Sabonis, está cada vez mais a impor-se em nome próprio, e esta noite juntou-se a nomes lendários.
No triunfo por 108-96 sobre os Sixers, Sabonis acumulou 11 pontos, 13 ressaltos e 10 assistências, conseguindo assim o 54.º (!) duplo-duplo seguido, batendo Kevin Love (que conseguiu 53 em 2010/11), e que é a melhor série desde 1976, em que a ABA e a NBA se fundiram para um campeonato único. É o quinto com maior série, atrás do incontornável Wilt Chamberlain – que tem registados incríveis 227 -, Elvin Hayes, Elgin Baylor e Walt Bellamy.
É também o 25.º triplo-duplo da temporada, tabela que lidera há muito, ele que esteve em todos os 70 jogos dos Kings. Tornou-se no quinto jogador na história da NBA com pelo menos 25 triplos-duplos numa temporada, juntando-se a Nikola Jokic, Russell Westbrook, Wilt Chamberlain e Oscar Robertson.
Noutro jogo da noite, a equipa mais em forma da NBA, os Boston Celtics – Neemias Queta inativo – deixou escapar uma vantagem de 30 pontos (chegou a estar a vencer por 68-38) para perder em Atlanta com os Hawks por 118-120. Depois de domínio inicial – ao intervalo lideravam por 74-56 - os Celtics foram quebrando e Wesley Matthews colocou os Hawks na frente pela primeira vez a 9 minutos do fim, para 97-96.
«Tirámos o pé do acelerador na segunda parte e eles entraram num ótimo ritmo», disse Jayson Tatum, que liderou o Celtics com 37 pontos. «É difícil de engolir.»
O terceiro quarto começou com os Hawks a marcar 19 e a reduzir a margem para 78-75.