Mundial: All Blacks asseguram 'quartos'
Nova Zelândia-Uruguai, Mundial Râguebi / IMAGO
Foto: IMAGO

Mundial: All Blacks asseguram 'quartos'

RÂGUEBI06.10.202300:07

Nova Zelândia bate Uruguai por 76-0; três vitórias acima dos 75 pontos

A Nova Zelândia assegurou a passagem aos quartos de final do campeonato do mundo de râguebi ao bater o Uruguai por 76-0 (26-0 ao intervalo). Os All Blacks subiram ao primeiro lugar do Grupo A (15 pontos) e aguardam pela conclusão do França-Itália, esta sexta-feira, em igualmente em Lyon, para saber se terminam a fase de grupos no topo ou na segunda posição. Os Teros terminam no 4.º posto e falham a qualificação direta para o mundial da Austrália, em 2027.

A seleção uruguaia resistiu 20 minutos, altura em que sofreu o primeiro de 11 ensaios sofridos. Um marcador que funcionou tardiamente pelo toque de meta de Damian McKenzie (20', 53'), Homem do Jogo, depois de três ensaios, dois para os All Blacks e um para os Teros, terem sido chamados (e não validados) ao TMO.

Pelo terceiro jogo consecutivo, a Nova Zelândia ultrapassa a fasquia dos 75 pontos (Namíbia, 96-0 e Itália, 96-17).  

Samuel Withelock cumpriu o jogo número 150 com a camisola dos All Black. “É uma conquista fenomenal. Qualquer pessoa que tenha jogado uma partida internacional sabe que não é apenas um jogo ao fim de semana, é todo o trabalho para trás e ele é alguém que otimiza o profissionalismo”, disse Sam Cane em homenagem a Sam Whitelock, segunda linha neozelandês.

Andrés Vilaseca, capitão uruguaio, relembrou o mundial único que os uruguaios viveram. “Jogámos contra a França, o país anfitrião, Itália, Namíbia - vencemos - e agora a Nova Zelândia, a melhor equipa do mundo. É uma questão de aprender e tentar dar o nosso melhor e tentar crescer o desporto no Uruguai. Tem sido incrível", afirmou.