Irlanda vence Seis Nações histórico

Râguebi Irlanda vence Seis Nações histórico

RÂGUEBI18.03.202320:19

A Irlanda é a vencedora da 25.ª edição do Torneio das Seis Nações. Num fim de semana de celebrações do Saint Patrick’s (feriado nacional católico), em Dublin, no estádio Aviva, a seleção irlandesa escreveu uma página de recordes ao bater a Inglaterra por 29-16 (10-6, ao intervalo) no encerramento do mais antigo torneio de Nações.

Numa partida na qual a seleção da Rosa jogou toda a segunda parte reduzida a 14 jogadores, os irlandeses terminaram imbatíveis a edição de 2023 das Seis Nações.

Voltam a celebrar um título em casa (a última vez tinha acontecido em 1985), numa altura em que a competição se denominava de Cinco Nações (Irlanda, França, Inglaterra, Escócia e País de Gales). Para além do triunfo caseiro, voltam a conquistar um Grand Slam no seu país 75 anos depois dos festejos de 1948, então, na altura, em Belfast.

Ao inédito Grand Slam de Dublin, Jonhny Sexton, capitão da seleção do trevo, adicionou outro dado para a história e tornou-se o maior marcador do Torneio das Seis Nações ao apontar 560 pontos.   

A seis meses do campeonato do mundo França 2023, a Irlanda, número mundial, somou frente à Inglaterra a 10.ª vitória consecutiva em jogos internacionais (conheceu a derrota 2 julho de 2022 na Nova Zelândia).

Os comandados de Andy Farrel receberam três pontos adicionais devido ao Grand Slam e somaram 27 pontos. A França, n.º 2 do mundo, terminaram em segundo lugar (20 pts) após a vitória (41-28) frente ao País de Gales. Ainda no Super Sábado de decisões nas Seis Nações, a Escócia (derrotou a Itália, Colher de Pau da prova, por 26-14) e garantiu o 3.º lugar pela segunda vez numa década. A Inglaterra foi 4.ª classificada (10 pts) e P. Gales, 5.º (6 pts)