Grandes de Lisboa suaram para ganhar

Andebol Grandes de Lisboa suaram para ganhar

ANDEBOL18.03.202321:51

O regresso do Campeonato Placard Andebol 1 aos jogos da 17.ª jornada, depois da paragem para compromissos da Seleção Nacional e o consequente apuramento para o Europeu de 2024, na Alemanha, ficou marcado pelas vitórias esperadas dos grandes do andebol nacional, mas nem por isso tão fáceis quanto se antevia, quando faltam nove rondas para o fim do campeonato e definir não só o campeão, como as quatro equipas que vão estar na corda bamba e descer ao segundo escalão da próxima temporada, dado que a competição primodivisionária passará a ter 12 formações e não as 16 atuais.

Voltando à 17.ª jornada, que terminou com a vitória fácil dos campeões nacionais do FC Porto em casa Académico de Viseu, campeão da II Divisão de 2021/22 e chegado esta época à elite, por 25-39, os outros principais candidatos ao título não se podem queixar das mesmas facilidades para somarem os três pontos.

O Sporting, líder invicto do Andebol 1, que o diga, quando visitou o FC Gaia, numa reedição do jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal ganha pelos leões. Embora tenham chegado a estar por sete golos e muitas vezes por cinco ou seis, os comandados de Ricardo Costa chegaram ao intervalo a ganhar por quatro golos (12-16), e acabaram por ver os pupilos de Carlos Resende reduzir a desvantagem para um golo, mas sem conseguir passar para a frente do marcador que fixou fixado em 30-32, com Francisco Costa a manter a condição de crónico marcador graças aos sete golos apontados.

A jogar em casa, o Benfica também só conseguiu respirar de alívio quando o apito soou ao fim dos 60 minutos do jogo com o Póvoa AC. O equilíbrio pautou a partida, com igualdades sucessivas. O intervalo chegou com os homens de Chema Rodríguez a ganharem apenas por um golo (17-16). No regresso do balneário, os encarnados tentaram distanciar-se, chegaram aos 20-17. O jogo do gato e do rato continuou com a mesma toada, com a vitória a ser celebrada pelo emblema da Luz com 31-28. No entanto, foi Per Jonsson, dos poveiros, quem esteve mais certeiro com nove golos.

Nos restantes jogos da 17.ª jornada, os resultados foram os seguintes:

GC Santo Tirso-ABC, 26-37 (12-18)

Marítimo-V. Setúbal, 33-30 (20-14)

Artística de Avanca-Belenenses, 24-25 (12-13)

Águas Santas-Maia, 26-19 (11-9)