21 abril 2025, 10:45
NBA: Donovan Mitchell iguala recorde de Michael Jordan
Cavaliers arrasaram Heat no primeiro jogo do 'play-off'
Nikola Jokic, Shai Gilgeous-Alexander e Giannis Antetoukounmpo vão lutar pelo 'MVP'. Cleveland Cavaliers dominam nomeações
A NBA anunciou os finalistas dos prémios relativos à fase regular.
Giannis Antetokounmpo, Shai Gilgeous-Alexander e Nikola Jokic estão na luta pelo título de jogador mais valioso, vulgo MVP. Apesar do extremo/poste grego ter rubricado mais uma temporada ao mais alto nível, terminando com médias de 30 pontos, 11,9 ressaltos e 6,5 assistências, o base/extremo canadiano e o poste sérvio estão melhor posicionados para receber o prémio.
A fase regular ligeiramente abaixo das expetativas dos Nuggets (50-32), que culminou com o despedimento do treinador Mike Malone, não apagou o brilhantismo de Nikola Jokic. O poste sérvio tornou-se apenas no terceiro jogador na história da NBA a terminar os 82 jogos com um triplo duplo como média de jogo- 29,6 pontos, 12,7 ressaltos e 10,2 assistências.
Caso vença o MVP, Jokic conquista o prémio pela quarta vez em cinco anos, supera Magic Johnson, iguala Lebron James e fica a um de Michael Jordan.
Ainda assim continuar a fazer história. o poste sérvio tem de superar Shai Gilgeous-Alexander, que procura o primeiro MVP da carreira. A figura dos Oklahoma City Thunder, equipa com o melhor registo na fase regular (68-14), terminou os 82 jogos com a melhor média de pontos marcados da Liga (32,7), e médias de assistências e ressaltos superior a cinco pontos.
Na corrida pelo prémio de melhor treinador do ano estão Kenny Atkinson, que conduziu os Cleveland Cavaliers ao melhor registo da conferência Este (64-18), J.B Bickerstaff e Ime Udoka, que transformaram Detroit Pistons e Houston Rockets, respetivamente, em equipas de play-off.
Bickerstaff destaca-se por, na primeira temporada ao serviço dos Pistons, ter vencido mais 30 jogos do que em 2023/24 e conduzido a equipa aos play-offs de forma direta, pela primeira vez desde 2018/19.
Numa Liga orientada para o plano ofensivo, Draymond Green (Golden State Warriors), Evan Mobley (Cleveland Cavaliers) e Dyson Daniels lutam pelo prémio de melhor defensor do ano. O poste da equipa de São Francisco pode repetir a conquista de 2016/2017.
21 abril 2025, 10:45
Cavaliers arrasaram Heat no primeiro jogo do 'play-off'
A evolução de Dyson Daniels reflete-se na nomeação não só para defensor do ano, como para most improved player, prémio que destaca os jogadores que mais progrediram em relação às épocas anteriores. Ivica Zubac (Los Angeles Clippers) e Cade Cunningham são os adversários do extremo dos Hawks nesta categoria.
Além da evolução dos jogadores de época para época, a NBA premeia também o melhor suplente do ano. Payton Pritchard (Boston Celtics), Ty Jerome (Cleveland Cavaliers) e Malik Beasley (Detroit Pistons) são os nomeados da presente temporada.
No caso dos jogadores que estão a dar os primeiros passos na Liga, Stephon Castle (San Antonio Spurs), Zaccharie Risacher (Atlanta Hawks) e Jaylen Wells (Memphis Grizzles) estão na corrida pelo prémio de Rookie do Ano.
A lesão de Jared Mccain (Filadélfia 76ers), em dezembro de 2024, abriu a corrida ao prémio relativo a jogadores que completaram a primeira época na NBA. Stephon Castle é o favorito, depois de ter terminado com a melhor média de pontos marcados (15,3) e de ter falhado apenas um dos 82 jogos da fase regular.