Fernando Pimenta e Auriol Dongmo eleitos atletas do ano pelo CNID
Fernando Pimenta e Auriol Dongmo distinguidos (IMAGO)

Fernando Pimenta e Auriol Dongmo eleitos atletas do ano pelo CNID

MODALIDADES31.12.202309:37

Canoísta do Benfica sucede a Pedro Pichardo, enquanto a lançadora do Sporting repete a distinção do ano passado

O canoísta Fernando Pimenta e Auriol Dongmo, recordista portuguesa do lançamento do peso, foram considerados os atletas do ano de 2023 pelo CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto).

Fernando Pimenta, atleta do Benfica, teve mais um ano cheio de conquistas, destacando-se as três medalhas nos Mundiais de Duisburgo, na Alemanha: ouro, em K1 1.000 metros, prata, em K1 5.000, e bronze, em K1 500. O canoísta sucede a Pedro Pichardo, recordista português do triplo salto, na lista de vencedores do prémio, que vai na quarta edição.

Fernando Pimenta é um dos atletas portugueses com presença garantida em Paris2024 (IMAGO/SvenSimon)

Já Auriol Dongmo, lançadora do Sporting, foi quarta colocada nos Mundiais de Budapeste, na Hungria, a melhor classificação de um atleta luso na prova, tendo conquistado ainda a medalha de ouro nos Europeus de pista coberta em Istambul, na Turquia. Auriol Dongmo já tinha recebido esta distinção em 2022.

Refira-se que a eleição resulta dos votos de um júri, do qual fazem parte jornalistas, dirigentes e personalidades influentes do desporto, a partir de uma lista com cinco nomes masculinos e cinco femininos, escolhida pela direção do CNID, em função dos resultados alcançados durante o ano.