Europeu de sevens: Lobos terminam em 5.º

Râguebi Europeu de sevens: Lobos terminam em 5.º

RÂGUEBI11.06.202321:12

A seleção masculina de râguebi terminou a etapa portuguesa do Europeu de sevens 2023 em 5.º ao vencer a Espanha (17-12) com ensaios de Rodrigo Freudenthal, Diogo Rodrigues e Frederico Couto, vingando a derrota (19-17) sofrida na fase de grupos.

Em Vila Real de Santo António, no Algarve, antes do duelo ibérico, os comandados de Frederico Sousa bateram (21-19) a Alemanha. Os germânicos, de António Aguilar, ex-selecionador nacional, são um dos adversários de Portugal nos Jogos Europeus, de 24 a 27, na Polónia, competição que qualifica o vencedor para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e duas outras seleções para o torneio final de repescagem olímpica.

No saldo da primeira de duas etapas do campeonato da Europa, os lobos somaram quatro vitórias (Lituânia, Chéquia, Alemanha e Espanha) e duas derrotas (Espanha e Irlanda). «É um bom prenúncio para o que aí vem. Este grupo está muito focado nesta variante e temos estado a treinar desde fevereiro», frisou Freudenthal.

A seleção feminina terminou em 10.º ao perder com a Itália por 34-14, depois de, na véspera, terem vencido as transalpinas (19-12) no último jogo do grupo C. A equipa de João Moura somou 3 derrotas (Grã-Bretanha, França e Itália) e 2 vitórias (Itália e Suécia). «Defrontámos equipas profissionais, GB e França (finalistas), e a Itália. Dá para ver o nível onde estamos, gostamos de jogar com as melhores e foi uma boa preparação para os Jogos Europeus», sublinhou a A BOLA, Beatriz Oliveira.

A Irlanda (masculinos) e a França (femininos) foram os vencedores. A etapa algarvia do europeu esteve integrada na 4.ª edição do Algarve Sevens, torneio internacional que coroou ainda Hong Kong China (elite), Olivet 7s (Open) e Cazaquistão (elite feminina).

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer