30 abril 2025, 07:50
Triunfo categórico dos Boston Celtics no regresso de Neemias Queta
Português jogou quatro minutos, somou o mesmo número de pontos e ainda fez uma assistência
Indiana Pacers avançam para as meias-finais da Conferência Este da NBA; Denver Nuggets ganham vantagem, Detroit Pistons sobrevivem
Foi um colapso como nunca se tinha visto nos play-offs da NBA. A vencerem por 118-111 a 40 segundos do final do prolongamento, depois de AJ Green converter o primeiro de dois lances livres, os Milwaukee Bucks, mesmo sem o lesionado Damian Lillard, sofreram parcial de 0-8 e acabaram derrotados e eliminados pelos Indiana Pacers.
AJ Green falhou o segundo lance livre e na resposta Andrew Nembhard reduziu para 118-114, com um triplo. Na jogada seguinte, o mesmo Nembhard roubou a bola a Gary Trent Jr e Tyrese Haliburton converteu jogada de três pontos, depois de sofrer falta de AJ Green. E nova perda de bola de Gary Trent Jr deixou os Pacers em condições de vencer. Haliburton atacou Giannis Antetokounmpo e converteu junto ao cesto a 1,1 segundos do fim. Os Bucks ainda tentaram lançamento de longe, em desespero, sem sucesso.
Foi a primeira vez que uma equipa virou desvantagem de sete pontos nos últimos 40 segundos desde dos play-offs desde que a NBA começou o registo de jogada a jogada, em 1996/1997. E, apesar de exibição fenomenal de Giannis Antetokounmpo (30 pontos, 20 ressaltos, 13 assistências), os Bucks voltaram a cair às mãos dos Pacers (que agora vão defrontar os Cleveland Cavaliers), agora por 1-4.
Mas a história não se limitou ao colapso dos últimos 40 segundos. No final, Giannis perdeu a cabeça em dois momentos diferentes. Num deles, enquanto os jogadores adversários se cumprimentavam, trocou palavras com Mathurin, que reagiu de forma exaltada, levando a empurrões entre ambos.
Noutro, foi provocado por um homem com uma toalha com a cara de Tyrese Haliburton, que a agitava à sua frente. O grego aguentou, aguentou, mas depois explodiu. Ainda encostaram cabeça com cabeça e só a intervenção rápida de pessoas à volta evitou confrontos.
A pessoa era nada mais nada menos que o pai do próprio Tyrese Haliburton, eleito há dias, numa votação de jogadores da NBA, o mais sobrevalorizado da liga, o que terá contribuído para a reação.
No final, todos fizeram mea culpa. «Peço sinceras desculpas ao Giannis, aos Bucks e à organização dos Pacers pelo meu comportamento no jogo de hoje. A minha reação ao jogo e ao meu filho foi inadequada e não se repetirá», escreveu John Haliburton no X. «Acho que ele ficou entusiasmado ao ver o filho fazer o cesto da vitória, mas basket é basket, vamos mantê-lo no court», disse Tyrese. «Ele tem de me deixar jogar, ficar no lugar e eu vou ter com ele para celebrar. Acho que o meu pai não esteve bem, vou falar com ele e com o Giannis.»
Antetokounmpo confessou não se ter apercebido, no momento, de que se tratava do pai de Tyrese Haliburton. «Ao perderes um jogo, as emoções estão ao rubro. Teres um adepto, e no momento achei que era um adepto, com uma toalha na tua cara a dizer 'Isto é o que fazemos', achei uma falta de respeito. Mas adoro o Tyrese, é um grande competidor, e está tudo bem.»
Nos outros jogos do dia, e para além do apuramento dos Celtics, com Neemias Queta em campo, destaque para a vitória dos Detroit Pistons em Nova Iorque, contra o Knicks, que evitou a eliminação. Os New York Knicks continuam a liderar, por 3-2, e basta-lhes vencer um de dois jogos para seguirem para as meias-finais da Conferência Este e defrontarem os Celtics.
30 abril 2025, 07:50
Português jogou quatro minutos, somou o mesmo número de pontos e ainda fez uma assistência
De regresso a Denver, os Nuggets esmagaram os Los Angeles Clippers, com Jamal Murray (43 pontos) a assumir protagonismo.