Cinco mexidas no adeus dos Lobos

Cinco mexidas no adeus dos Lobos

RÂGUEBI06.10.202320:34

Mudanças no XV de Portugal para o embate contra Fiji, domingo (20h) . Três portugueses ficaram sempre de fora dos 23 selecionados

A partida contra a seleção das Fiji marca a despedida de Portugal no Campeonato do Mundo França-2023 assim com o último encontro de Patrice Lagisquet no comando dos Lobos, após quatro anos como selecionador.

Domingo (20h), no encerramento dos 40 jogos da fase de grupos, no Estádio de Toulouse, a Seleção, última classificada da Poule C, com 2 pontos, defronta a nação do Pacífico Sul, que ocupa o 3.º lugar, com 10 pontos. Menos um que Austrália - já completou os 4 jogos -, e a quem basta um ponto para se juntar ao País de Gales nos quartos de final. Passagem à fase a eliminar que, a acontecer, será a terceira do historial dos fijianos voadores.

Entre os Lobos, uma estreia no XV titular: Manuel Cardoso Pinto. Surge em substituição do lesionado Nuno Sousa Guedes e marca as cinco alterações que Lagisquet operou na Seleção em relação ao encontro com a Austrália. Pela frente terão um adversário fisicamente «enorme», conforme alertou, quinta-feira, treinador ajunto de Portugal Luís Pissarra. 

Nas notas mais salientes das escolhas do selecionador estão: a saída dos XV do capitão Tomás Appleton, por troca com o vice-capitão José Lima; o regresso de Vincent Pinto, com o lusodescende a sentar-se no banco após cumprir dois jogos de castigo (cartão vermelho no encontro com o País de Gales); e a chamada, pela primeira vez, aos 23 de Duarte Torgal. Entre os avançados, o pilar Francisco Fernandes e o segunda linha Steevy Cerqueira recuperam a titularidade para os lugares de David Costa e Martim Belo.

Três portugueses não se sentaram no banco

Foram 33 os Lobos convocados para o Mundial e há três não se sentaram no banco nas quatro partidas da fase de grupos. Simão Bento (Mont Marsan/Fra); Manuel Picão (GD Direito); e António Machado Santos (Belenenses), ficam, novamente, de fora das escolhas de Lagisquet e deverão terminar a competição sem qualquer.

PORTUGAL

XV inicial

1, Francisco Fernandes
2, Mike Tadjer
3 Diogo Hasse Ferreira
4, José Madeira
5, Steevy Cerqueira
6, David Wallis
7, Nicolas Martins
8, Rafael Simões
9, Samuel Marques 
10, Jerónimo Portela
11, Rodrigo Marta
12, José Lima (c)
13, Pedro Bettencourt
14, Raffaele Storti
15, Manuel Cardoso Pinto

Suplentes
16, David Costa
17, Duarte Diniz
18, Anthony Alves
19, Duarte Torgal
20, João Granate
21, João Belo
22, Tomás Appleton
23, Vincent Pinto

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer