Canoagem: Ricardo Machado avança para a presidência
Fernando Pimenta é o canoista português mais medalhado e vai participar pela quarta vez nos Jogos Olímpicos
Foto: IMAGO

Canoagem: Ricardo Machado avança para a presidência

MODALIDADES11.07.202410:42

Mário Santos, antigo presidente e chefe de missão em Londres 2012, é o mandatário da candidatura

Ricardo Machado, atual vice-presidente e responsável pelo alto rendimento da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), vai concorrer à presidência do organismo, o primeiro a fazê-lo para o novo ciclo olímpico. «Acredito que posso ser útil à modalidade à qual estou ligado desde os 10 anos. Com a minha ambição e trabalho, tal como o da minha equipa, continuar a laborar e lutar para elevar ainda mais o nível e reconhecimento da canoagem portuguesa», assumiu, em declarações à Lusa.

Mário Santos, antigo presidente da FPC, chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Londres2012 e agora diretor das modalidades do FC Porto, vai ser o mandatário da sua candidatura, subscrita pelo atual e antigos líderes da federação, e a antiga atleta finalista olímpica e professora universitária, Beatriz Gomes, é a candidata a presidir a Mesa da Assembleia Geral.

Vítor Félix foi eleito presidente da FPC pela primeira vez em 2013, cumprindo atualmente o seu terceiro e último mandato, sem possibilidade de se recandidatar dada a limitação imposta pelo Regime Jurídico das Federações Desportivas.

A canoagem portuguesa tem duas medalhas olímpicas, prata em Londres 2012, em K2 1.000 metros conquistada por Fernando Pimenta e Emanuel Silva, e bronze em Tóquio2020, em K1 1.000, novamente por Fernando Pimenta, já sozinho.