Benfica na meia-final

Râguebi Benfica na meia-final

RÂGUEBI13.05.202320:18

O Benfica está nas meias-finais da Divisão de Honra Top-10 ao vencer, após prolongamento (21-21), em Belém, o Belenenses por 28-21. O XV encarnado regressa, 16 anos (2005-06) depois, ao jogo que pode dar o acesso à conquista da placa de madeira de campeão nacional.

No Belém Rugby Park, o clube da Luz, 6.º na fase regular, superiorizou-se ao conjunto do Restelo (3.º) muito devido a José Rodrigues, autor de dois pontapés de conversão, na sequência de três ensaios (Gavin Van Den Berg, Elliot Ryan e António Valadares) e três penalidades (13 pontos a cargo do antigo Lobo). Do lado azul, Francisco Menéres foi responsável pela conversão de quatro pontapés aos postes certeiros, três penalidades e uma transformação (11 pontos). Guilherme e José Paiva dos Santos registaram o cunho pessoal no toque de meta.

As águias vão defrontar na meia-final o Direito, em local ainda a determinar. Os advogados, segundos classificados na fase regular, tinham o direito, por regulamento, de serem anfitriões, mas o jogo pode acontecer em “casa” emprestada, uma vez que têm o campo interdito preventivamente na sequência de um processo aberto pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) devido aos incidentes registados no jogo Direito-CDUL, da 19.º jornada.

No outro encontro dos quartos de final, a Agronomia não teve dificuldade em bater o CDUL por 39 – 13 (20-5 ao intervalo). Os agrónomos retornam à fase decisiva na luta pelo título, depois de, entre 2016 e 2019, terem chegado a três finais e vencido uma (2019, diante o Belenenses, 18-10). Viajam até Cascais, emblema que terminou em primeiro lugar e, tal como o Direito, saltou diretamente para as meias-finais do Top 10.