Benfica e Sporting lutam pela liderança do campeonato
Pedro Nuno Monteiro, treinador do Sporting (FPB)

ANTEVISÃO Benfica e Sporting lutam pela liderança do campeonato

BASQUETEBOL25.11.202308:15

Norberto Alves e Pedro Nuno Monteiro fizeram a antevisão do 'prato forte' da 8.ª jornada da liga

Sporting e Benfica vão defrontar-se pela primeira vez na fase regular da liga portuguesa de basquetebol. Ainda que seja à condição, ambas as equipas estão em 1.º e 2.º lugar, dando uma importância redobrada ao emotivo dérbi lisboeta, ainda que registem percursos contrastantes. 

Se nas competições europeias os verdes e brancos registaram a melhor vitória da temporada, frente ao Balkan Botevgrad (90-72) e que garantiu a qualificação para a segunda fase de grupos da Taça Europeia, no campeonato nacional a história é diferente, uma vez que sofreram a primeira derrota na competição no reduto da Oliveirense (90-85).

O Benfica, por outro lado, está numa trajetória ascendente no panorama nacional, tendo registado boa e importante vitória frente à Ovarense na última jornada (84-52), somando a terceira vitória seguida. Mas, em terras europeias, os bicampeões nacionais têm registado prestações inconsistentes contra adversários exigentes, razão pela qual tiveram dois desaires consecutivos na Liga dos Campeões, frente ao Hapoel Jerusalém e Galatasaray.

É precisamente esta inconsistência que Norberto Alves, treinador das águias, quer corrigir já no dérbi frente aos leões. Ainda assim, o técnico encarnado desvalorizou a importância do encontro, dizendo que não é um «jogo determinante».

«Mesmo na europa temos tido boas prestações – num jogo estivemos sempre bem [frente ao PAOK] e nos outros dois [Hapoel Jerusalém e Galatasaray] tivemos uma a segunda parte menos conseguida - portanto procuramos nesta altura mais consistência. Ainda estamos numa fase muito inicial da época, mas esses pequenos passos de consistência, de não termos muitos altos e baixos é o que achamos que claramente temos de melhorar», reparou.

«Temos jogadores muito experientes, mas todos os anos é uma história nova. Queremos ganhar este próximo jogo. É importante para a classificação da fase regular, sem dúvida nenhuma, mas o mais importante é como a equipa se vai apresentar quando chegarem os grandes momentos. Este jogo é importante para a nossa confiança. Não é determinante, mas queremo-la vencer como é evidente», atirou o líder das águias.

Pedro Nuno Monteiro, técnico dos verdes e brancos, relembrou a vitória europeia para destacar a «confiança» demonstrada pelos seus jogadores, apesar do menor tempo de preparação da sua turma para o dérbi lisboeta. 

«Não vamos ter muito tempo para preparar, mas temos de ganhar o jogo na mesma. O SL Benfica teve uma semana inteira de preparação, mas as nossas ambições mantêm-se intactas. Se queremos andar na Europa, depois não podemos arranjar desculpas», atirou o técnico leonino.

O Sporting vai receber o Benfica no Pavilhão Rocha, este sábado, com início agendado para as 15h, em jogo a contar para a oitava jornada da Liga Betclic. O cube de Alvalade é líder com 13 pontos, fruto de seis vitórias e uma derrota. Os encarnados têm menos um ponto, contando com cinco triunfos e dois desaires e, caso vençam, sobem para a liderança do campeonato.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer