Volta à Itália: João Almeida sobreviveu ao temporal

Ciclismo Volta à Itália: João Almeida sobreviveu ao temporal

CICLISMO16.05.202318:28

João Almeida (Emirates) depois de sofrer durante cinco horas em cima da bicicleta, sobreviveu a uma etapa de extrema dureza, devido ao frio e chuva que tornou o piso escorregadio, originando inúmeras quedas e os consequentes abandonos. Perante uma situação problemática e num percurso com a primeira metade a subir, o ciclista português, líder do prémio da juventude, não arriscou e manteve-se no pelotão atento à evolução da corrida, junto aos adversários que correm para a geral. Nem uma ofensiva da Bahrain-Victorious, na descida do Passo delle Radici, incomodou João Almeida, que tinha como prioridade evitar as quedas e não perder de vista os corredores que têm os mesmos objetivos, chegando ao fim cansado mas sem problemas, mantendo o quarto lugar na geral e com a missão cumprida.

Na UAE-Team Emirates, a queda de Jay Vine obrigou a que Formolo, Gibbons e Covi tivessem tentado levar o australiano ao pelotão, mas sem sucesso com o relógio a ser impiedoso e marcar mais 11,19 m que o vencedor, Brandon McNulty demonstrou grandes dificuldades, descolou na primeira subida e cortou a meta com mais 23,02 m, o que não constitui bom sinal para as próximas etapas.

Depois de muitos protestos por parte do ciclistas, que afirmavam não existirem condições para concluir a etapa devido ao mau tempo, a organização decidiu manter o percurso original entre Scandiano e Viareggio com 196 quilómetros, num dia que foi de pura sobrevivência.

A fuga de Derek Gee (Israel), Alessandro De Marchi (Jayco), Magnus Cort (EF Education) e Davide Bais (Eolo) resistiu à perseguição do pelotão, em virtude de nenhum dos fugitivos ter influência na geral. Com Bais líder da montanha a abdicar depois da contagem de 2.ª cat., a luta pela vitória ficou reduzida aos restantes, com a perseguição por parte da Trek, Astana e Bahrain a não resultar. Na reta da meta De Marchi esboçou o sprint, Derek respondeu, com Magnus Cort na roda do canadiano a explodir no momento certo para vencer sem contestação, entrando nos históricos do ciclismo que venceram etapas nas três grandes voltas, duas no Tour, seis na Vuelta, uma no Giro e duas este ano na Volta ao Algarve, no Alto da Foia e Tavira.

Geraint Thomas, que se mantém como líder da geral, contou como decorreu o dia vestido de rosa; «Não foram as melhores condições para vestir a camisola rosa, mas devo dizer que acabou por ser um dia sólido. Estava muito frio e a descida bastante perigosa. Muita coisa aconteceu, mas estou feliz por passar bem por este dia. Não estou a vestir esta camisola com garantia de nada, dia após dia vamos lutar para a defender, com este clima nunca se sabe o que pode acontecer a qualquer momento na estrada».

O fantasma do covid-19 mora no pelotão da Volta à Itália, na etapa de hoje, Rigoberto Uran (EF Education), Stefan Kung (Groupama), Domenico Pozzovivo (Israel), Callum Sctson (Jayco), Simone Petilli (Intermarché) Sven Erik Bystrom e Rein Taaramae (Intermarché), todos deram positivo e não alinharam à partida, Aleksandr Vlasov (Bora) que era sexto classificado na geral, desistiu por problemas de saúde, a equipa médica não informou os motivos. Dos 176 ciclistas que alinharam à partida na Volta à Itália, desitiram 26, uns por cobvid-19 e outros por quedas ou doenças não especificadas,

Classificações

10.ª ETAPA SCANDIANO - VIAREGGIO 196 KM

1.º Magnus Cort (Din/EF Education-EasyPost) 4.51,15 h

à média de 40,378 km/h

2.º Derek Gee (Can/Israel-Premier Tech)  mt

3.º Alessandro De Marchi (Ita/Jayco-Alula) a 2 s

4.º Mads Pedersen (Din/Trek-Segafredo) a 51 s

5.º Pascal Ackerman (Ale/UAE-Team Emirates) mt

6.º Stefano Oldani (Ita/Alpecin-Deceuninck) mt

7.º Jonathan Milan (Ita/Bahrain-Victorious) mt

8.º Mark Cavendish (Gbr/Astana Qazaqstan) mt

9.º Mirco Maestri (Ita/Eolo-Kometa) mt

10.º Filippo Fiorelli (Ita/Green Project-Bardiani) mt  

24.º João Almeida (Por/UAE-Team Emirates) mt

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Geraint Thomas (Gbr/Ineos-Grenadiers) 39.26,33 h

2.º Primoz Roglic (Slo/Jumbo-Visma) a 2 s

3.º Tao Geoghegan Hart (Gbr/Ineos-Grenadiers) a 5 s

4.º João Almeida (Por/Emirates) a 22 s

5.º Andreas Leknessund (Din/Team DSM) a 35 s

6.º Damiano Caruso (Ita/Bahrain) a 1,28 m

7.º Lennard Kamna (Ale/Bora) a 1,52 m

8.º Pavel Sivakov (Fra/Ineos-Grenadiers) a 2,15 m

9.º Eddie Dunbar (Irl/Jayco-Alula) a 2,32 m

10.º Thymen Arensman (Ned/Ineos-Grenadiers) mt

PONTOS

1.º Jonathan Milan (Ita/Bahrain-Victorious)

MONTANHA

1.º Davide Bais (Ita/Eolo-Kometa)

JUVENTUDE

1.º João Almeida (Por/UAE-Team Emirates)

EQUIPAS

1.ª Ineos-Grenadiers 118.19,48 h

2.ª EF Education-EasyPost a 6,17 m

3.ª Bahrain-Victorious a 6,19 m