Volta à Espanha feminina para trepadoras

Ciclismo Volta à Espanha feminina para trepadoras

CICLISMO28.04.202316:09

A Volta à Espanha feminina que estará na estrada entre 1 e 7 de maio, tem este ano a designação oficial de “La Vuelta Feminina”, depois de ter sido designada por Challenge de Madrid e Ceratizit Challenge by La Vuelta.

Entre 2015 e 2019 o percurso foi o mesmo que a Volta à Espanha masculina realizava na ultima etapa, com 15 voltas ao circuito no centro de Madrid. Para não coincidir com a corrida principal, a prova feminina disputava-se algumas horas antes, com os prémios a serem iguais aos da etapa masculina.

Em 2018 e 2019 a corrida passou a ter dois dias com um contrarrelógio e uma etapa em linha. Em 2020, passou a designar-se por Ceratizit Challenge by La Vuelta e teve três etapas, que no ano seguinte aumentaram para quatro, todas disputadas na Galiza, com a ultima a coincidir com a ultima da Vuelta masculina em Santiago de Compostela.

Em 2022 a corrida teve cinco etapas, começou em Marina de Cudeyo na Cantábria e finalizou em Madrid, no mesmo dia da competição masculina. Annemiek Van Vleuten (Movistar) venceu pelo segundo ano consecutivo, igualando os feitos de Jolien D’Hoore (Wiggle Hogh5) em 2016 e 2017 e Lisa Brennauer (WNT-Rotor) em 2019 e 2020. Shelley Olds (Alé Cipollini) em 2015 e Ellen Van Dijk (Sunweb) em 2018, completam o palmarés da corrida espanhola.

A 9.ª edição da Volta à Espanha feminina descola da corrida masculina que se vai correr em agosto/setembro. Inicia-se com um contrarrelógio por equipas em Torrevieja e finaliza nos Lagos de Covadonga nas Astúrias, com um percurso direcionado a trepadoras.

Além do contrarrelógio, o percurso apresenta três etapas planas, uma de média e duas de alta montanha com duas chegadas em altitude. A 5.ª etapa tem passagem pelo Puerto de Navafria a 1.773 metros de altitude e finaliza no Mirador de Peñas Llanas a 1.483 metros de altitude de 2.ª categoria.

A 6.ª etapa visita Alto de Fuente de las Varas e Puerto de Campo el Hayal, ambos de 2.ª cat., com final para sprinters que consigam ultrapassar a montanha. A última tirada entre Pola de Siero e Alto de Covadonga tem passagem por Collado Moandi de 2.ª cat. e final numa contagem de montanha de categoria especial, com a meta no final da subida com 12,5 km a inclinação média de 6,9% a 1.085 metros de altitude.

O pelotão conta com a participação de 23 equipas, 12 Women’s World Teams, Canyon-Sram, EF Education Tibco-Svb, FGD-Suez, Israel-Premier Tech Roland, Liv Racing-Teqfind, Movistar, Team DSM, Jayco-Alula, Jumbo Visma, SD-Worx, Trek-Segafredo, UAE-Team ADQ e 12 Women’s Continentais, Bepink, Bizkaia-Durango, Cantabria Deporte-Rio Miera, Eneicat-CM Team-Seguros Deportivos, Farto-BTC, Laboral Kutxa,-Fundación Euskadi, Massi-Tactic, Soltec, Sopela, St Michel Mavic-Auber 93e Coop-Hitec.

Os nomes das principais candidatas passam por Annemiek Van Vleuten, Demi Vollering, Juliette Labous, Amanda Spratt, Kristen Faulkner, Shirin Van Anrooij, Gaia Realini, Charlotte Kool e Esmée Peperkamp.

Das seis portuguesas que representam equipas espanholas, apenas Daniela Campos (Bizkaia) faz parte da lista das pré-inscritas, aguarda-se pelas dos decisões dos diretores desportivos, sobre a eventual presença de Beatriz Pereira (Bizkaia), Beatriz Roxo (Cantabria), Vera Vilaça (Massi), Sofia Gomes e Mariana Líbano (Soltec), a equipa de Maria Martins (Fénix-Deceuninck) não faz parte do pelotão, a formação espanhola Zaaf Cycling Team, foi excluída devido a situações complicadas que já levaram à saída das ciclistas mais importantes.

ETAPAS

01/05 1.ª Etapa Torrevieja - Torrevieja (CRE)                   14,5 km

02/05 2.ª Etapa Orihuela - Pilar de la Horadada              105,8 km    

03/05 3.ª Etapa Elche de la Sierra - Roda                       158,0 km

04/05 4.ª Etapa Cuenca - Guadalajara                             133,1 km

05/05 5.ª Etapa La Cabrera - Mirador Peñas Llanas         129,5 km

06/05 6.ª Etapa Castro Urdiales - Laredo                       106,1 km

07/05 7.ª Etapa Pola de Siero - Lagos de Covadonga          93,7 km

                                      Total                                       740,7 km    

EQUIPAS - 23

Bepink (Ita)

Bizkaia-Durango (Esp)

Cantabria Deporte-Rio Miera (Esp)

Canyon-Sram (Ale)

Eneicat-CM Team (Esp)

EF Education-Tibco-Svb (Usa)

Farto-Btc (Esp)

FDJ- Suez (Fra)

Israel-Premier Tech (Sui)

Laboral Kutxa-Fundacion Euskadi (Esp)

Liv Racing-Teqfind (Ned)

Massi-Tactic (Esp)

Movistar (Esp)

Soltec (Esp)

Sopela (Esp)

St Michel-Mavic-Auber 93 (Fra)

Coop-Hitec Products (Nor)

Team DSM (Ned)

Jayco-Alula (Aus)

Jumbo-Visma (Ned)

SD-Worx (Ned)

Trek Segafredo (Usa)

UAE-Team ADQ (Uae)

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer