Venezuelano Orluis Aular venceu Clássica da Arrábida

Ciclismo Venezuelano Orluis Aular venceu Clássica da Arrábida

CICLISMO19.03.202317:44

A subida para a meta instalada no Castelo de Sesimbra, foi o local eleito para Orluis Aular (Caja Rural) lançar o ataque que lhe permitiu vencer pelo segundo ano consecutivo a Clássica da Arrábida, seguido de Alex Jaime (Kern) e Francisco Campos (Fonte Nova).

A longo do percurso de 182 km que ligou Palmela a Sesimbra, a corrida com dois troços de terra batida e três contagens de montanha, iniciou-se com a fuga nos primeiros quilómetros de Andrade (Feirense), Narciso (Credibom) e Gonçalves (SM Feira), que depois de 2,30 m de vantagem foram absorvidos aos 110 km, quando se iniciou a subida para o Alto de S. Paulo.

A fuga sem grande expressão de Leaça (Credibom), Duarte (Efapel), Gonzalez (Glassdrive), Gonçalves (Kelly), Barbio (Tavfer) e Harvey (Trinity), esteve sempre na mira do pelotão que entrou compacto nos últimos 20 km.

Com as tentativas de fuga a não resultarem, a 12 km do final isolaram-se Barrenetxea (Caja Rural), Carboni (Kern Pharma), Caixas (Credibom) e Bustamante (Kelly) mas sem conseguirem distanciar-se do pelotão.

Nos últimos quilómetros Barrenetxea e Carboni ganharam 10 segundos de vantagem, não resistindo ao ataque na subida final de Orluis Aular e Alex Jaime que acabaram por discutir a vitória ao sprint, com vantagem para campeão da Venezuela que se perfila como forte candidato na Volta ao Alentejo que venceu em 2022. «Estamos felizes por conseguir este triunfo na Arrábida que tínhamos vencido o ano passado. É uma corrida em que me dou muito bem, embora o circuito este ano fosse diferente. Viemos com uma grande equipa que fez um excelente trabalho do principio ao fim. Dedicamos o triunfo ao Sergio Martin e que recupere bem e possa estar brevemente com a equipa», declarou Orluis Aular. O ciclista Sergio Martin, foi vítima de um acidente ao chocar com uma viatura quando treinava nos arredores de Madrid, encontra-se hospitalizado com fratura de cinco costelas e duas vertebras.

Na Clássica da Arrábida, Francisco Campos foi o melhor português, Diogo Narciso venceu a montanha, Oliver Rees (Trinity) a juventude a Kern Pharma por equipas.

CLASSIFICAÇÕES

PALMELA-SESIMBRA 182 KM: 1.º Orluis Aular (Ven/Caja Rural) 4.20,02 h; 2.º Alex Jaime (Esp/Kern) mt; 3.º Francisco Campos (Por/Fonte Nova a 8 s; 4.º Alejandro Ropero (Esp/Electro) mt; 5.º João Medeiros (Por/Credibom) mt. Montanha 1.º Diogo Narciso (Por/Credibom). Juventude 1.º Oliver Rees (Gbr/Trinity).Equipas 1.ª Kern Pharma.

PALMARÉS

2023 Orluis Aular                    Caja Rural-Seguros RGA

2022 Orluis Aular                    Caja rural-Seguros RGA 

2021  Sean Quinn                     Hagens Berman Axeon

2020 Não se realizou devido à pandemia

2019  Jonathan Lastra             Caja Rural-Seguros RGA

2018  Dmitry Strakhov            Lokosphinx

2017  Amaro Antunes               W52/FC Porto