«Todos os esclarecimentos serão prestados na altura e no tempo devidos»

«Todos os esclarecimentos serão prestados na altura e no tempo devidos»

NATAÇÃO18.01.202406:00

Direção da federação de natação reuniu-se na noite de quarta-feira. Presidente António José Silva não revela se irá ou não demitir-se antes da assembleia geral extraordinária que será marcada para a sua destituição exigida pelo IPDJ e de forma a evitar a perda de utilidade pública.

«A única coisa que tenho para dizer é o que ficou acordado em reunião de Direção: todos os esclarecimentos serão prestados na altura e no tempo devidos», respondeu o presidente da federação de natação António José Silva a A BOLA após a Direção da FPN ter reunido ao início da noite de ontem. Isto depois do líder federativo, que cumpre o terceiro mandato, ter regressado do Europeu de polo-aquático masculino de Zagreb, onde esteve como presidente da European Aquatics.

O encontro, que durou algumas horas, aconteceu depois de ter sido conhecida a conclusão do inquérito instaurado pelo IPDJ a António José Silva e no qual ficou decido que a FPN terá de efetuar uma Assembleia Geral extraordinária para a destituição daquele por ter «participado em negócio com a Federação…» o que implica a «intervenção, direta ou indireta, em contratos celebrados com a federação», e implica uma violação do Regime Jurídico das Federações Desportivas, o que é incompatível com a função do cargo.

Questionado se estaria a pensar apresentar a demissão antes de ser destituído ou se desejava falar e explicar-se aos delegados da FPN na referida AG, António José Silva reforçou: «Na altura e no tempo devidos. Está bem? Todos os esclarecimentos serão prestado aí», acrescentou.

E posso perguntar-lhe se ficou surpreendido com a conclusão do inquérito do IPDJ? «Fiquei completamente surpreendido, mas, como disse, todas as declarações, conforme aquilo que foi decidido em reunião de Direção, serão prestadas no tempo e momento oportuno. Não vou dizer mais nada».

Só lhe queria colocar mais uma questão. Já recebeu da parte do IPDJ a conclusão sobre o inquérito ou só o soube por outros meios? «Infelizmente soube do resultado do inquérito pelo que circulava na internet». E até ao momento não recebeu nada do IPDJ? «A secretaria da federação já recebeu o email do IPDJ. Pessoalmente recebi via secretaria da federação», concluiu António José Silva.

Notícia A BOLA: IPDJ 'destitui' presidente da federação de natação

17 janeiro 2024, 06:51

Notícia A BOLA: IPDJ 'destitui' presidente da federação de natação

Inquérito a António José Silva está concluído e considera-o culpado. Assembleia Geral da FPN tem 15 dias para tomar a decisão de destituição ou a federação pode perder estatuto de utilidade pública. A BOLA falou com Alexandra Jorge, a mulher que moveu a queixa que levou a este momento

Agora caberá ao presidente da mesa de assembleia Alberto Borges fazer a convocatória da referida assembleia geral extraordinária num prazo máximo de 15 dias e tendo estatutariamente a assembleia de um mês para que se efetue.

Caso a assembleia opte pela não destituição de António José Silva o IPDJ solicitará ao secretário de Estado da Juventude e Desporto que retire o estatuto de organismo de utilidade pública à FPN.

Note-se ainda que a European Aquatics tem agendada para 27 de janeiro as suas eleições, para as quais António José Silva surgia como único candidato.