Seleção na Turquia a caminho do Euro
Três semanas depois da prata na Áustria, Jorge Fonseca está de volta ao Circuito Mundial Fotografia Gabriela Sabau/IJF

Seleção na Turquia a caminho do Euro

JUDO27.03.202408:10

Equipa de onze no Grand Slam de Antalya, sétima etapa do Circuito Mundial. Será a última prova antes do Campeonato da Europa de Dubrovnik

Depois de, no passado fim de semana, Portugal ter apresentado apenas três elementos no Grand Slam de Tbilisi e sem que algum tenha chegado aos combates pelas medalhas, a Seleção regressa em força, com 11 judocas, no Grand Slam de Antalya, a decorrer entre sexta-feira e domingo.

Seis dos quais: Maria Siderot (-52 kg), Bárbara Timo (63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) pertencentes à equipa olímpica, sendo que, entre estes, apenas Siderot não estaria, neste momento, qualificada para os Jogos de Paris-2024, e onde há ainda a acrescentar os nomes de Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), ambas a recuperarem de lesões, e Rochele Nunes (+78 kg).

Seleção Nacional

Femininos
-48 kg: Raquel Brito, Algés
-52 kg: Maria Siderot, Sporting
-63 kg: Bárbara Timo, Benfica
-70 kg: Joana Crisóstomo, Univ. Lusófona
-70 kg: Taís Pina, Algés
-78 kg: Patrícia Sampaio, Gualdim Pais

Masculinos
-60 kg: Rodrigo Lopes, Benfica
-66 kg: Miguel Gago, Académica Coimbra
-73 kg: Otari Kvantidze, Sporting
-81 kg: João Fernando, Sporting
-100 kg: Jorge Fonseca, Sporting

Selecionadores: Marco Morais e Pedro Soares

Sétima etapa do Circuito Mundial, além de ser mais outra hipótese de reforçar o apuramento olímpico, fase que só termina em junho, a competição turca é igualmente a última antes do Europeu de Dubrovnik, entre 6 e 7 de abril, e que mesmo não atribuindo tantos pontos para o ranking mundial ou olímpico como um grand prix ou grand slam, ninguém esconde a ambição de terminar no pódio.

É por isso grande a expectativa quanto ao desempenho nacional, até porque no início do mês, Fonseca conquistou a prata e Fernando e Siderot o bronze no Grand Prix da Áustria e nenhum destes foi a Tbilisi.