Roglic e Evenepoel já medem... forças 

Ciclismo Roglic e Evenepoel já medem... forças 

CICLISMO20.03.202322:55

No primeiro tira teimas entre Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) na Volta à Catalunha, o esloveno bateu o belga num duelo, ao sprint, pela vitória na primeira etapa da corrida espanhola, numa chegada em subida ligeira.


Na jornada da prova com menor grau de dificuldade no relevo do percurso, as quatro contagens de montanha de 3.ª categoria não tiveram qualquer expressão nas incidências da corrida, com 106 ciclistas a cortarem a meta com o mesmo tempo do vencedor.


João Almeida (UAE Emirates) procurou evitar confusões e principalmente as quedas, do que não escapou o seu companheiro de equipa Adam Yates. O ciclista britânico, vencedor da edição de 2021 da volta catalã, perdeu 10,35 minutos na classificação devido a ter ficado envolvido numa queda coletiva a 6 km a meta, em que o italiano Dario Cataldo (Trek-Segafredo) foi a vítima mais grave (fraturas de duas vértebras lombares, clavícula, cabeça do fémur, bacia e de várias costelas com perfuração pulmonar).


João Almeida (26.ª posição) não perdeu tempo, mas ficou longe de discutir o sprint contra o insaciável Roglic e um inconformado Evenepoel. «Foi uma loucura com todo o mundo a incentivar e eu gosto disso. Os meus companheiros de equipa conduziram muito bem a corrida e tive força suficiente nas pernas para vencer. É evidente que quero ganhar a geral, foi só o primeiro dia e ainda faltam mais seis muito difíceis, vamos fazendo as conta etapa a etapa», afirmou Roglic com Evenepoel a replicar: «Foi a primeira vez que corri contra Roglic, tive de começar a sprintar de muito longe se estivesse na sua roda talvez pudesse vencer. Vamos esperar que amanhã as minhas pernas estejam boas para a última subida».