Snooker Iulian Boiko e trio português na tacada de saída nos Europeus em Albufeira

SNOOKER06.03.202021:36

Começam na manhã de sábado (10 horas), no Salgados Palace (Albufeira) e prolongam-se até dia 22 do corrente mês os Campeonatos Europeus de Snooker, prova organizada pela European Billiards and Snooker Association (EBSA) e pela Federação Portuguesa de Bilhar (FPB), que irá arrancar com a prova de sub-18, partir das 12 horas, com jogos nas 16 mesas montadas no Salgados Palace Hotel, em Albufeira, com , e três portugueses no concurso do escalão, que conta com 70 atletas presentes, dos 74 inicialmente inscritos: Guilherme Lemos (Académica de Coimbra), Miguel Ruivo (Cue Action, Lisboa) e o campeão nacional de snooker em título (2019), Tiago Teixeira (Free Ball, Porto).

«Espero fazer o meu melhor e evoluir, é sempre um orgulho e honra representar Portugal», disse a A BOLA Tiago Teixeira, que irá jogar as quatro provas: também a de sub-21, de 6 Vermelhas e Absolutos. «É o meu primeiro Europeu, as expetativas são altas, espero honrar o meu País», disse-nos por seu turno, Guilherme Lemos, estudante de Engenharia Informática em Coimbra.

Nos Salgados está já o vice-campeão mundial do último Open da World Snooker Federation, o ucraniano Iulian Boiko, de 14 anos mas mais de 1,90 metros de altura e, a par de Rory McLeod, Sanderson Lam, Andrew Pagett, Robin Hull ou Kristján Helsagon, é um dos favoritos ao título europeu. «Vou jogar as quatro provas. Tenho evoluído bem e as minhas esperanças, mas espero dar um passo de cada vez», disse Boiko a A BOLA.

«É o melhor salão de evento que já vi para uns Europeus», disse-nos o presidente da EBSA, o francês Maxime Cassis, satisfeito por «apenas os atletas italianos» terem desistido – o norte do país é um dos focos do surto do covid-19 -, a par dos israelitas, estes forçados por uma decisão política, do seu Governo: obrigava-os a quarentena de 14 dias no regresso, pelo que não vieram. Ainda assim, dos 442 inscritos nas quatro provas – 256 atletas no total, muitos jogam mais do que um Europeu -, de 42 países (40 agora, um recorde, segundo o responsável francês), a temida taxa de desistências «é muito baixa».

Ricardo Salgado, presidente da FPB, confirmou-nos que dos 74 atletas inscritos para o concurso sub-18, que decorrerá até dia 10, 70 estão presentes. O sorteio dos grupos da primeira fase e os adversários, não só dos portugueses mas de todos nesta prova, só será conhecido de madrugada. Nos Salgados estão já os árbitros portugueses André Santos e Miguel Santos, que irão estar de serviço, entre 30, nos Europeus.