Irina Rodrigues assegura mínimos para Jogos Olímpicos
Irina Rodrigues volta a ter recorde nacional de lançamento de disco oito anos depois (FPA)

Irina Rodrigues assegura mínimos para Jogos Olímpicos

ATLETISMO10.03.202419:48

Atleta de lançamento do disco conseguiu recorde nacional na Taça da Europa, realizada em Leiria

Irina Rodrigues qualificou-se ontem para os Jogos Olímpicos Paris-2024 ao bater o recorde nacional no lançamento o disco na Taça da Europa, disputada em Leiria, recuperando um título que lhe pertenceu há oito anos. A desportista de 33 anos conseguiu a marca de 66,60 metros e não só se tornou na oitava atleta de Portugal com marca de qualificação no atletismo, como é neste momento líder mundial do ano na disciplina.

«Foi o melhor fruto que poderia colher. Consegui trabalhar como médica, apurar-me para os Jogos Olímpicos e bater o recorde nacional. Este é um resultado de muito compromisso e disciplina diária», referiu Irina em declarações à Federação. No entanto, a vaga só vai ser oficialmente confirmada depois de 30 de junho, quando for realizado o acerto entre lugares de ranking e marcas.

A portuguesa, que é treinada por Júlio Cirino, é agora recordista nacional em todos os escalões (sub-18, sub-20, sub-23 e absolutos). Com este resultado, Portugal passa a ter 36 atletas com presença garantida em Paris2024 e no contingente de atletismo junta-se a Pedro Buaró (salto com vara), Samuel Barata e Susana Godinho em maratona, Auriol Dongmo (lançamento do peso), Isaac Nader (1500 metros), João Coelho (400 metros) e Ana Cabecinha (20 quilómetros marcha), no lote de atletas com mínimos atingidos.