Frederico Figueiredo venceu Clássica Aldeias do Xisto

Ciclismo Frederico Figueiredo venceu Clássica Aldeias do Xisto

CICLISMO16.04.202319:53

Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) venceu isolado a 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, percorrida entre as aldeias de Mosteiro e Aigra Nova na distância de 148,8 quilómetros, ultima prova pontuável para a Taça de Portugal.

A corrida que teve a presença de oitos equipas Continentais e oito de clube sub-23 com 108 ciclistas, começou a definir-se depois de ultrapassadas duas contagens de montanha, quando o russo Artem Nych (Glassdrive) se isolou a cerca de 20 quilómetros da meta.

Com a linha de chegada instada no final de uma subida com 3,7 quilómetros que contava para o prémio da montanha, Frederico Figueiredo aproveitou as primeiras rampas para atacar juntamente com Maurício Moreira (Glassdrive) e Luís Gomes (Kelly) que se juntaram a Artem Nych.

Com a Efapel a controlar o posicionamento de Rafael Silva, líder da Taça de Portugal, Frederico Figueiredo fez valer os dotes de trepador na fase final da ascensão, distanciando-se dos companheiros de fuga e cortar a meta com o tempo 3.59,10 h, seguido de Luís Gomes a 4 s e Artem Nych a 5 s que completaram o pódio, com Rafael Silva a 9 s e Maurício Moreira a 16 s nas posições imediatas.

«Assumimos o objetivo de ganhar novamente esta corrida, por dizer muito à equipa. Devo a vitória aos meus companheiros que realizaram um excelente trabalho antes da ultima subida. Temos de estar muito orgulhosos pelos resultado conseguido hoje», afirmou o vencedor, que ganhou a competição pelo segundo ano consecutivo e foi primeiro no prémio da montanha.

A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu por equipas com a Fonte Nova-Felgueiras a ser primeira nas equipas de clube sub-23.

Com o 4.º lugar conseguido nas Aldeias do Xisto, Rafael Silva (Efapel) sagrou-se vencedor da Taça de Portugal com 160 pontos obtidos em três competições, seguido de Luís Gomes com 141 e Maurício Moreira com 127 pontos. Na categoria de sub-23 que pontuaram em cinco corridas, o triunfo pertenceu a Pedro Silva (Glassdrive) com 115 pontos, Diogo Gonçalves (Segmento D’Época) com 95 e Diogo Saleiro (Fonte Nova) com 90 pontos ficaram nos lugares de honra.

O Grande Prémio O Jogo que se vai correr entre 21 e 25 deste mês, é a próxima competição do calendário naciona,l com etapas em Barcelos, Pinhel (CRI), Trancoso, Boticas e Paredes.