Ciclismo: Lisboa apontada à partida da Volta a Espanha em 2024

Ciclismo: Lisboa apontada à partida da Volta a Espanha em 2024

MAIS DESPORTO11.09.202318:13

Empresa responsável pela organização da prova confirma conversações; caso tal aconteça será a segunda vez depois da saída em 1997

Segundo a imprensa espanhola, Lisboa é forte candidata à partida da Volta a Espanha em 2024, que se realiza entre 17 de agosto e  8 de setembro.

«Nos próximos quatro anos prevemos pelo menos uma saída fora de Espanha. O norte de África, particularmente Marrocos, é uma hipótese que já esteve em cima da mesa e se vai manter a médio prazo. A possibilidade das Canárias é complicada devido à logística. Há três anos existiram conversações com a Câmara Municipal do Porto que não se concretizaram, existindo, na altura, a possibilidade de a corrida avançar da capital nortenha em direção à Galiza ou Zamora, seguindo as margens do Rio Douro até Castela e Leão» afirmou Javier Guillén, diretor geral da Vuelta que é organizada pela Unipublic, empresa que engloba o grupo francês ASO, responsável pela organização do Tour.

A A BOLA sabe que, no caso de avançar a saída de Lisboa, está prevista a apresentação das equipas no dia 15 de agosto num desfile que poderá realizar-se numa das zonas históricas da capital portuguesa ou no Rio Tejo. Existe, também, a possibilidade de, além da primeira etapa, tradicionalmente um contrarrelógio por equipas como aconteceu este ano em Barcelona, pelo menos mais uma etapa nas estradas portuguesas.

Os contactos estabelecidos por A BOLA confirmaram o interesse em  que a corrida tenha partida de Lisboa, desenhando-se a possibilidade de seguir em direção a Badajoz (Extremadura), ou seguir de novo em direção ao Algarve como aconteceu em 1997, entrando no território vizinho pela Andaluzia (em 1997 realizaram-se três etapas em Portugal: Lisboa–Estoril com 155 km triunfo de Lars Michaelsen; Évora–Vilamoura, com 225 km, e Loulé-Huelva com 173 km com Marcel Wust a vencer ambas as etapas.

Por parte da Câmara Municipal da Lisboa não existiu confirmação oficial, apenas se sabe que existiram conversações. Por seu turno, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, afirmou: «Não tenho conhecimento oficial, embora me tivessem chegado alguns rumores de forma particular e por elementos fora da edilidade.»

Com a chegada confirmada da Volta a Portugal a Viseu em 2024 e desconhecendo-se o local de partida, o nosso jornal sabe que, por questões orçamentais, a Volta a Portugal só tem previsto regressar a Lisboa em 2025, encontrando-se no próximo ano fora do mapa da corrida.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer