António Morgado vencedor do Tour de Rhodes

Ciclismo António Morgado vencedor do Tour de Rhodes

CICLISMO20.03.202310:16

António Morgado com 19 anos, sagrou-se vencedor do Tour Internacional de Rhodes na Grécia (categoria 2.2 UCI), com a vantagem de 2 segundos para o cipriota Andreas Miltiadis (Cyprus) e 4 segundos para o norueguês André Drege (Coop-Repsol) que completaram o pódio, com o ciclista de Salir do Porto a ser primeiro no prémio da juventude.

«Estou imensamente feliz não só por ser a primeira vitoria pela nova equipa, com por ser também a primeira como sub 23. A corrida teve um percurso muito difícil, agravado devido ao mau tempo que esteve na base da anulação do prologo devido à chuva. Na etapa de hoje com duas contagens de montanha dei tudo para discutir o sprint e ao ser segundo acabei por vencer a geral e a juventude», declarou a A BOLA António Morgado que com o seu farfalhudo bigode continua a fazer sucesso na estrada e fora dela.

Foi a primeira prova por etapas de António Morgado em representação da Hagens Berman Axeon, dirigida por Axel Merckx, o ciclista português foi terceiro na 1.ª etapa, 25.º na segunda com o mesmo tempo dos vencedores, e segundo na ultima tirada percorrida entre Rodes e Marisa, com vitória de Andreas Miltiadis que bateu o português no sprint final. Gonçalo Tavares (Hagens) terminou em 21.º na geral, com Bernardo Gonçalves (XSpeed) no 63.º lugar, numa corrida com 161 ciclistas em representação de 24 equipas.

António Morgado com uma excelente compleição física, 1,84 m de altura e 67 kg de peso, é um dos mais promissores ciclistas da nova geração. Em 2019 na categoria de cadetes registou 9 vitórias pela Anipura-GDM-AC Alexandre Ruas, no ano seguinte foi primeiro por oito vezes na mesma equipa.

Em 2021 subiu à categoria de juniores, ingressou no Clube de Ciclismo da Bairrada conseguindo 19 vitórias, em 2022 terminou a época com 22 triunfos.

Venceu a Volta a Portugal de juniores em 2021 e 2022, foi por sete vezes campeão nacional, na categoria de cadetes em 2019 e 2020 ganhou os títulos de estrada e contrarrelógio, em juniores foi campeão de contrarrelógio em 2021 e em 2022 de fundo e contrarrelógio.

Em representação da Seleção Nacional esteve presente em dois Campeonatos da Europa e dois Campeonatos do Mundo, tendo conquistado a medalha de prata em 2022 na prova de fundo no mundial da Austrália disputado em Wollongong. 

A nível internacional venceu em 2021 a Volta a Besaya, Guipuzkoa Klasika e Ruta de Albariño. Em 2022 foi primeiro no Giro Della Lunigiana, Vuelta Ribera del Duero, Vuelta a Besaya, Ruta do Albariño e Volta a Barbanza.

António Morgado e Gonçalo Amado correm no dia 1 de abril a Clássica de Limburg nos Países Baixos.