)
)
)
Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto do jogo, cuja crónica publicaremos muito em breve. Obrigado pela sua companhia!
Final do jogo: Sporting 39-36 FC Porto
O FC Porto ainda esteve a vencer por cinco golos de vantagem e ameaçou a primeira derrota caseira, no campeonato, dos leões. Mohamed Aly recolocou o campeão nacional na luta, que coroou da melhor maneira uma época praticamente imaculada.
Kiko Costa e Gassama foram os destaques ofensivos de uma equipa que mostrou o porquê de ser a melhor em Portugal.
58' - Natán Suárez, com um remate rapidíssimo, faz o 38-35 a dois minutos do fim.
54' - Tudo corre mal ao FC Porto. Aly defende remate de Pedro Valdés, Leonel Fernandes é depois suspenso por 2 minutos e é assinalado livre de 7 metros para o Sporting. Orri faz o 36-32.
54' - Kiko Costaaa! Após um desperdício de Edney Silva, o FC Porto podia reduzir a desvantagem para um golo, mas Kiko intercetou um passe de Abrahamsson e perdmitiu que Edney fizesse o 34-31.
50' - Martim Costa faz o 33-29 para o Sporting. Já é difícil ver o FC Porto recuperar desta desvantagem.
49' - Mohamed Aly defende o livre de 7 metros de António Martínez. Pode ser um momento decisivo do jogo.
48' - Magnus Andersson pede time-out após Salvador Salvador aproveitar novo ataque precipitado do FC Porto, que agora perde por três golos.
47' - Kiko Costa a voar! Assistência de Natán Suárez para o golo do jovem Costa. Gassama também brilha e assim o Sporting ganha por 31-29.
46' - Ricardo Brandão empata o jogo para o FC Porto (29-29) aos seis metros.
44' - Leo Gunnarson é expulso após ver a terceira exclusão de dois minutos no jogo. Orri faz o 27-27 num livre de 7 metros.
42' - José Ferreira volta a colocar o FC Porto na frente (26-25), aproveitando a baliza vazia.
42' - Abrahamsson faz a primeira defesa do jogo, mas Fábio Magalhães, com a baliza vazia, atira por cima e desperdiça oportunidade de ouro.
41' - Martim Costa suspenso por dois minutos, por protestos.
E agora foi o FC Porto a trocar de guarda-redes: Abrahamsson rende Rêma.
40' - Mohamed Aly começa a ser decisivo e permite que Gassama faça o 24-24... e Kiko Costa recoloca o Sporting na frente segundos depois.
37' - As equipas trocam golos, mas o Sporting mantém-se vivo na luta pelo resultado. Kiko Costa acaba de rodopiar para bater Rêma e faazer o 22-24.
Mohamed Aly rendeu Kristensen ao intervalo na baliza do Sporting.
31' - Diogo Branquinho assiste Natán no ar, que marca o primeiro da 2.ª parte: o Sporting perde por 19-21.
Daymaro Salina é o melhor marcador do jogo até agora, com 4 golos, seguido de Iturriza, Rui Silva e Pedro Oliveira (FC Porto) e de Martim Costa, Kiko Costa, Salvador Salvador, Orri Thorkelsson e Diogo Branquinho, todos com 3 remates certeiros.
No outro jogo do Grupo A, que também está no intervalo, o Benfica vence o Marítimo por 22-12.
Intervalo: Sporting 18-21 FC Porto
Diogo Rêma fez frente a vários remates do Sporting e permitiu que o FC Porto se distanciasse no marcador. A um minuto do intervalo, a equipa de Magnus Andersson vencia por cinco golos de diferença, mas Diogo Branquinho e Salvador Salvador reduziram essa distância. No entanto, o resultado até é um pouco lisonjeiro para os leões.
Nota ainda para o ataque portista, extremamente eficaz até agora. Ricardo Costa tem de fazer correções ao intervalo.
#AndebolSCP | ⏸️ Leões em desvantagem ao intervalo.
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) May 31, 2025
🟢 18-21 🔵// #SCPFCP pic.twitter.com/EQMoVmQqPA
A seis segundos do fim da 1.ª parte, Pedro Valdés atinge Salvador Salvador na cara, motivando a interrupção de jogo. O jogador do FC Porto é suspenso por 2 minutos.
29' - De novo Diogo Rêma! Grande defesa do jovem guarda-redes, a assistir depois Pedro Oliveira que coloca os nortenhos a vencerem por cinco golos de diferença.
29 '- Pedro Oliveira muito sagaz a intercetar um passe para João Gomes e faz o 20-16 a favor do FC Porto.
24' - 21 anos, 1,89 metros de altura: Diogo Rêma está a estragar a festa ao Sporting com uma exibição de encher o olho, até ao momento. O FC Porto já vence por 17-13 e Ricardo Costa pede time-out pela segunda vez. Está a ser um jogo muito competente e eficaz por parte dos dragões.
23' - Salvador Salvador apanhou Diogo Rêma em contrapé, mas quis desviar tanto o remate que acertou no poste. Jogo infeliz até agora do gigante sportinguista.
21' - Christian Moga é suspenso por dois minutos - acertou com a mão na cara de Diocou.
20' - De novo Salina a brilhar, colocando o FC Porto a vencer por três golos de diferença (14-11).
19' - Gunnarson recebe a segunda suspensão por 2 minutos e por uma falta igual à que já lhe valera a primeira punição: agarrando por trás Martim Costa e atirando-o ao chão. Hoghielm marca, mas pisa a área e o golo não conta.
19' - Salina marca dois golos seguidos e os dragões já vencem por 13-11. O Sporting tem errado muito no ataque, com apenas dois golos marcados nos últimos oito minutos.
18'- O FC Porto insiste muito pelo meio na procura do pivot. Apesar da agressividade da defesa do Sporting, Iturriza e Daymaro têm conseguido marcar. Uma estratégia que vai resultado para o FC Porto.
16' - Seis minutos depois, o Sporting volta a marcar: Martim Costa aproveitou a baliza vazia para fazer o 11-11.
15' - Gunnarson é suspenso por 2 minutos após falta sobre Martim Costa. Diogo Rêma defendeu o livre de 7 metros consequente, de Orri Thorkelsson. A bola ainda acertou no poste.
14' - Pela primeira vez no encontro, o FC Porto está na frente do marcador após um erro despropositado do Sporting. Rui Silva teve todo o tempo do mundo para fazer o 11-10 para os dragões.
13' - Iturriza, José Ferreira (graças a um passe soberbo de Rui Silva) e Daymaro Salina repõe a igualdade no marcador (9-9), aproveitando três ataques consecutivos desperdiçados pelo Sporting.
A festa dos bicampeões nacionais antes do jogo:
Aí estão eles… o clássico está quase a começar 🤩 #AndebolSCP pic.twitter.com/582gbR3d5D
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) May 31, 2025
10' - Dois golos seguidos de Orri Thorkelsson e o Sporting começa a assentar o seu domínio: 9-6.
8' - Diogo Rêma volta a triunfar no um para um, defendendo um remate de Pedro Portela. Aproveita Leonel Fernandes para reduzir a desvantagem para um golo.
7' - Domínio inicial do Sporting, com ambas as equipas a apostarem muito no contra-ataque, graças a algumas falhas técnicas de parte a parte. Kiko Costa vai-se destacando.
3' - Golaço de Kiko Costa com um remate cruzado a inaugurar o marcador. Responde bem Iturriza aos 6 metros a fazer o empate. Salvador faz o 2-1 segundos depois.
1' - Defesa espetacular de Diogo Rêma a defender um remate de Martim Costa, após perda de bola do FC Porto no ataque.
Os atletas da formação do Sporting fazem um enorme corredor de honra à volta da quadra para cumprimentarem os campeões nacionais.
Pedro Portela será homenageado pelos 500 jogos que já fez ao serviço do Sporting.
Daqui a uma semana, a 7 de junho, estas equipas voltam a encontrar-se, na final da Taça de Portugal. Em 2024/25, Sporting e FC Porto já se enfrentaram por três vezes:
1.ª Fase - 11.ª jornada: FC Porto 30-31 Sporting
1.ª Fase - 22.ª jornada: Sporting 30-30 FC Porto
Fase Final, Grupo A - 3.ª jornada: FC Porto 32-35 Sporting
Aquecimento dos jogadores do Sporting:
🎯🎯🎯 #AndebolSCP pic.twitter.com/P27lYz9Wk2
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) May 31, 2025
Após o jogo, será entregue a taça de campeão nacional ao Sporting.
As escolhas de Magnus Anderson: Pedro Valdés, Victor Iturriza, Leo Gunnarsson, Diogo Oliveira, Sebastian Abrahamsson, Rui Silva, Daymaro Salina, Mamadou Diocou, Leonel Fernandes, Antonio Martínez, José Ferreira, Diogo Rêma, Pedro Oliveira, Ricardo Brandão, Fabio Magalhães.
As escolhas de Ricardo Costa para este encontro: Edney Silva, Pedro Portela, Kiko Costa, Natán Diaz, Jan Gurri, Pedro Martínez, Robert Hoghielm, Salvador Salvador, Orri Thorkelsson, Mamadou Gassama, André Kristensen, Diogo Branquinho, João Gomes, Christian Moga, Martim Costa, Mohamed Aly.
As equipas já estão a aquecer na quadra do Pavilhão João Rocha.
Este duelo entre leões e dragões tem dominado a luta pelo título nacional nos últimos oito anos. O ABC foi a última equipa, para além destas duas, a vencer o campeonato na época 2015/16, na qual o FC Porto se podia ter sagrado octacampeão. Desde então, Sporting e FC Porto venceram quatro títulos cada um (sendo que em 2019/20 não houve campeão devido à pandemia do covid-19).
À mesma hora deste jogo, do outro lado da Segunda Circular, o Benfica recebe o Marítimo. As posições do Grupo A já estão definidas, com as águias a terminarem na 3.ª posição e os madeirenses na 4.ª.
Kiko Costa que, na última semana, esteve na redação de A BOLA onde falou do que já alcançou, dos sonhos e da relação com o irmão, e colega de equipa, e com o pai, treinador do Sporting.
Este jogo ocorre um dia após uma notícia muito aguardada pelos adeptos verde e brancos: o Sporting renovou com Salvador Salvador e com os irmãos Martim e Kiko Costa até 2030.
Na semana passada, o FC Porto fez a sua parte para adiar o título do Sporting ao vencer o Benfica. Hoje, apenas quer estragar a festa leonina no Pavilhão João Rocha e infligir a segunda derrota do campeonato aos leões (a outra foi contra o Benfica).
O Sporting sagrou-se campeão na semana passada na Madeira, onde venceu o Marítimo.
Foi o 23.º título para os leões que, para o técnico Ricardo Costa, tem de marcar o continuar de uma era de domínio no andebol português.
Boa tarde! Pode acompanhar aqui ao minuto todas as emoções do Sporting-FC Porto na última jornada do campeonato nacional de andebol! Um jogo com transmissão em direto n’A BOLA TV, disponível nas operadoras Meo, Vodafone, Nowo e DIGI.