As três equipas sobem ao palco da partida. Que grande ambiente, apesar do Pavilhão não estar cheio.
O ator José Condessa marca presença nas bancadas do Pavilhão da Luz e acede aos pedidos dos adeptos encarnados. Recorde-se que o ator de 29 anos joga no Nisa Futsal Clube, que milita na primeira divisão distrital de Portalegre.
Do lado do Sporting, Henrique, Taynan e Allan Guilherme continuam de fora.
Ficha de jogo leonina: Bernardo Paçó, Pedro Silva; Tomás Paçó, Zicky Té, Diogo Santos, Wesley, Pauleta, Valério, Chishkala, Bruno Pinto, Merlim, Bruno Maior e Rocha
Carlos Monteiro é a principal ausência do lado das águias.
Eis os jogadores que integram a ficha de jogo escalada por Cassiano Klein:
Léo Gugiel, Diogo Carrera; Silvestre, Afonso Jesus, Raúl Moreira, Lúcio Rocha, André Coelho, Higor, Arthur, Pany Varela, Kutchy, Diego Nunes, Diogo Almeida e Jacaré
Os jogadores leoninos recolhem aos balneários debaixo de um coro de aplausos dos próprios adeptos.
Os jogadores do Benfica recolhem aos balneários
As três equipas já aquecem no palco da partida. As bancadas do Pavilhão da Luz ainda estão a meio gás, mas no topo Norte já se encontram cerca de meia centena de adeptos do Sporting. O cortejo até ao recinto decorreu sem complicações.
O dérbi desta noite será o sétimo da época. O Benfica saiu vencedor na primeira volta da fase regular (4-2), na primeira mão dos quartos de final da Champions (4-3) e na final da Taça de Portugal (6-5), enquanto os leões venceram na Supertaça (6-1) e na segunda mão dos quartos da prova milionária (7-4). O duelo da segunda volta da fase regular terminou empatado (2-2).
O comandante do Sporting, Nuno Dias, deu a receita para vencer na Luz: «temos de defender, correr, marcar e não cometer erros com bola. Independentemente de jogarmos fora ou em casa, vamos ter de fazer o nosso trabalho dentro de campo.».
O técnico leonino relativizou o peso da negra contra o SC Braga na disponibilidade física do Sporting para a final: «Toda a gente quer jogar as finais e estar nos limites. Quero acreditar que esse fator não vai ser decisivo, que os jogadores estão mais do que habituados a fazer jogos em pouco tempo.»
O treinador do Benfica, Cassiano Klein, admitiu que as águias têm de «fazer os melhores jogos da época» para conquistarem o bicampeonato. Os jogadores têm de «querer muito» para saírem vencedores na ótica do técnico brasileiro que antecipou jogos «incríveis».
Já o capitão encarnado, Afonso Jesus, garantiu que a equipa está «muito feliz», «concentrada» e «preparada para o que aí vem». «Estamos muito confiantes no nosso trabalho e, acima de tudo, ansiosos por que os jogos comecem», frisou.
O Benfica tem vantagem no fator casa na final pois terminou a fase regular em primeiro lugar, com mais três pontos do que o Sporting. Desta forma, o primeiro, o terceiro e o quinto (caso seja necessário) jogos da final serão disputados no Pavilhão da Luz.
As águias alcançaram a final depois de terem vencido os Leões de Porto Salvo (4-0 e 4-3) nas meias. Já os verdes e brancos precisaram de um terceiro jogo para ultrapassar o SC Braga. Os comandados de Nuno Dias venceram no Minho por 4-2 no primeiro jogo, perderam em casa nos penáltis no segundo e golearam (7-2) na negra.
Sejam bem-vindos e bem-vindas ao acompanhamento ao minuto do duelo entre Benfica e Sporting a contar para o jogo 1 da final do play-off da Liga masculina de futsal. O pontapé de saída está agendado para as 21h, no Pavilhão da Luz.