Vlachodimos causa apreensão

Benfica Vlachodimos causa apreensão

NACIONAL27.06.202321:49

Odysseas Vlachodimos, guarda-redes do Benfica, pode estar em sarilhos, dado que o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo de inquérito para «apurar a relevância disciplinar de factualidade com base em notícias na comunicação social relativas a declarações» do guarda-redes.


As palavras do internacional grego após a vitória (1-0) do Benfica sobre o FC Porto, em pleno balneário do Dragão, na primeira volta da Liga, poderão, pois, trazer consequências, e há um jogo importantíssimo, precisamente com os dragões, no arranque da época - Supertaça a 8 de agosto.  


No documentário ‘Eu amo o Benfica’, produzido pelo Benfica após a conquista do título, foram divulgadas imagens onde o guardião faz observação sobre o adversário - «Estes gajos são uma equipa de m…!» - e agora será decidido se há matéria para agir.


A favor de Vlachodimos estará, seguramente, a ausência de antecedentes, que poderá contribuir para evitar punição grave, mas se a interpretação for diferente então no limite até a final da Supertaça poderia estar em risco, dependendo sempre do timing da decisão.


Na nota do CD ontem conhecida é ainda referido que «o processo foi enviado, dia 23 de junho de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída  a publicidade até ao fim da instrução».
O Benfica, em caso de necessidade, trabalhará, naturalmente, a defesa do seu guarda-redes, mas a preocupação é uma realidade, pois há o tal jogo da Supertaça e precisamente contra o FC Porto, o objeto das palavras do guarda-redes.
Se, no limite, os encarnados recebessem a pior das notícias - Vlachodimos de alguma forma impedido de marcar presença na Supertaça -, então outras questões se levantariam imediatamente.


Em primeiro lugar, a inexperiência dos guarda-redes que estão no clube, Samuel Soares e Léo Kokubo (André Gomes foi operado e está em recuperação). Em segundo lugar, o facto de não ter sido ainda concluído o processo de contratação de um guarda-redes. Bento é desejado, mas o presidente do Athletico Paranaense,  Mario Celso Petraglia, transmitiu ao Globoesporte que pretende manter o jogador até final do ano: «O Athletico entende que o Bento pode ser mais valorizado esta época e que hoje é uma das peças fundamentais do plantel.»