Vitória (vídeo) e Santa Clara nos quartos de final da Taça de Portugal
Jota Silva está em grande no Vitória. Foto: LUSA/Estela Silva

Vitória (vídeo) e Santa Clara nos quartos de final da Taça de Portugal

NACIONAL11.01.202422:15

Santa Clara bateu o Nacional, levando a melhor no desempate por penáltis (4-2); Vitória venceu o Penafiel com um golo solitário na segunda parte

Veja abaixo todas as incidências do terceiro e último dia dos oitavos de final da Taça de Portugal. A ronda começou com duelo entre Santa Clara e Nacional às 18:00 horas, seguido de Vitória contra Penafiel às 20:15 horas. No final das contas, Santa Clara e Vitória de Guimarães levaram a melhor dos adversários, e agarram-se às últimas duas vagas nos quartos de final da competição.

Boa tarde! Junte-se a nós no terceiro e último dia em que decorrem os oitavos de final da Taça de Portugal. Santa Clara e Nacional têm encontro marcado para as 18 horas, com o Vitória de Guimarães e o Penafiel a enfrentarem-se mais tarde, às 20:15 horas. Duas destas quatro equipas terão a oportunidade de se juntarem a Sporting, FC Porto, Leiria, Gil Vicente, Vizela e Benfica, já qualificados para os quartos de final da prova. 

Santa Clara - Nacional

Fez-se justiça! Embora se tenha registado um empate sem golos ao fim de 90 minutos, o Santa Clara esteve praticamente o encontro todo por cima, foi sempre a equipa mais perigosa e quem mais ameaçou a baliza contrária. No entanto, o golo teimava em entrar, e a decisão acabou por ser adiada para lá do tempo regulamentar. 

O golo surgiu, finalmente, na segunda parte do prolongamento, com Klismhan a inaugurar o marcador com um excelente tento de cabeça. O Nacional, porém, viria a frustrar os açorianos e, ao cair do pano, Dudu empatou a partida através da marcação de uma grande penalidade. 

O jogo prosseguiu para o desempate em grandes penalidades e, no final, foi o Santa Clara a sorrir: o Nacional falhou as duas primeiras marcações, o Santa Clara não falhou nenhuma e o desempate acabou em 4-2 para os açorianos. A equipa de Vasco Matos é, assim, a sétima equipa a qualificar-se para os quartos de final da Taça de Portugal.

Termina o encontro, e o Santa Clara está nos quartos de final!

Santa Clara leva a melhor no desempate por penáltis, ganhando por 4-2.

O Nacional já falhou os primeiros dois pontapés da marca de grande penalidade! Por outr lado, o Santa Clara converteu as suas duas oportunidades. Santa Clara mais perto de carimbar o passaporte diretamente para os quartos de final!

Está tudo pronto, vamos a isto! Aguentem os nervos!

Acaba o prolongamento!

1-1 no marcador, e o jogo vai ser desempatado através de grandes penalidades. Açorianos ou madeirenses: quem vai sorrir no final?

120+3' - Dudu a mandar para a esquerda, Marco Dias para a direita, e a bola a beijar a rede! Tudo indica que vamos a penáltis!

Golo do Nacional!

120+1' - Penálti para o Nacional! O árbitro marca grande penalidade, ao cair do pano, para os insulares. Possibilidade para os madeirenses levarem o jogo para penáltis!

111' - Marca Klismahn, de cabeça! O Santa Clara a marcar, na sequência de um canto, e depois de ter estado praticamente o encontro todo por cima. 

Golo do Santa Clara!

Final da primeira parte do prolongamento. Veremos se a segunda parte traz golos. Caso contrário, vamos a penáltis!

102' - Estamos a chegar ao final da primeira parte do prolongamento, e não se avizinha um desfecho. Nenhuma das equipas está a conseguir criar verdadeiras ocasiões de perigo por esta altura.

Sidney Lima, que estava em dificuldades, foi substituído por Bruno Almeida.

Começa a primeira parte do prolongamento.

Termina o tempo regulamentar!

Vai haver prolongamento em Ponta Delgada.

90+4' - Ai ai, que perigo! O Nacional não quer ir para prolongamento! Zé Gomes a cruzar, remate de cabeça de Carlos Daniel a forçar Marcos Dias a uma defesa muito apertada!

90+2' - Olha olha! Sidney, mesmo em dificuldades, reentrou em campo para a equipa não ficar com dez.

89' - Sidney Lima, com queixas no ombro, vai ter de sair. O Santa Clara já não tem substituições disponíveis, pelo que terá de aguentar o tempo de compensação com menos um em campo, sendo que as equipas têm direito a uma substituição extra no prolongamento.

87' - Luís Esteves a rematar para o Nacional, de fora da área, mas a bola sai muito por cima.

76' - Nova substituição para o Santa Clara: sai Yannick Semedo, também com dificuldades, e entra Ageu para o seu lugar.

74' - Safira sai do campo de maca, em dificuldades, e é rendido por Rafael Martins. Entra também Gabriel Silva por Vinícius.

72' - Última substituição para o Nacional, sai André Sousa e entra José Gomes.

71' - Mas que perigo! O Santa Clara continua a ser a equipa mais perto do golo, mas, à semelhança da primeira parte, o golo não quer nada com o Santa Clara! Impressionante o número de vezes que a bola chega à área do Nacional, mas os sucessivos remates teimam em não entrar.

65' - Periogoso para os açorianos! Cruzamento de Ricardinho e Safira, de cabeça, esteve pertíssimo de inaugurar o marcador. Talvez o melhor lance ofensivo da partida!

62' - Dupla substituição no Santa Clara, saem Diogo Calila e Serginho, entram Lucas Soares e Klismahn.

55' - Primeiros dez minutos da segunda parte bastante divididos. As substituições fizeram bem ao Nacional!

Saem Gustavo, Danilovic, Ramírez e Jota Garcês, entram Sérgio Marakis, Carlos Daniel, Rúben Macedo e Ulisses.

Recomeça o jogo! O Nacional faz quatro alterações ao intervalo.

Termina a primeira parte!

Empate a zero ao fim dos primeiros 45 minutos, com o Santa Clara a ir para o descanso claramente por cima do encontro.

42' - Ocasião clara para o Santa Clara: tudo bem feito até chegar à área, mas, mais uma vez, os açorianos a demonstrarem falta de eficácia no momento da finalização.

28' - O Nacional está, por esta altura, mais atrevido. Depois de uns primeiros minutos onde o Santa Clara esteve claramente por cima, o jogo está neste momento mais partido, com os madeirenses a conseguirem finalmente atacar a baliza contrária.

25' - Primeiro amarelo da partida: é para Sidney Lima, defesa do Santa Clara, que intercetou um lance perigoso do Nacional com recurso a falta.

18' - O Santa Clara está muito melhor no encontro até agora. Os açorianos já criaram inúmeras ocasiões, com a bola a chegar várias vezes à área do Nacional, mas com os jogadores da frente a manifestarem falta de eficácia à frente da baliza.

10' - Dez minutos de jogo e o Santa Clara vai acumulando ataques e ocasiões. O Nacional, até ao momento, com muita dificuldade em reagir!

3' - Santa Clara mais ameaçador nestes primeiros instantes da partida. Os jogadores dos açorianos pediam penálti, mas o árbitro nada assinalou.

Rola a bola!

Começa a partida entre as duas equipas das ilhas!

O jogo está prestes a começar!

Suplentes do Nacional: João Aurélio, Carlos Daniel, Luís Esteves, José Gomes, Lucas França, Rúben Macedo, Sérgio Marakis, Jordi Pala, Ulisses.

Onze do Nacional: Rui Encarnação; Diga Almeida, Paulo Vitor, Chico Gonçalves, André Sousa; Jota Garcês, Danilovic, André Sousa; Jesús Ramírez, Dudu, Gustavo.

Treinador do Nacional: Tiago Margarido.

Suplentes do Santa Clara: João Afonso, Luís Rocha, Paulo Henrique, Ageu, Bruno Almeida, Lucas Soares, Gabriel Silva, Klismahn, Rafael Martins.

Onze do Santa Clara: Marcos Díaz; Sema Velásquez, Pedro Pacheco, Sidney Lima; Diogo Calila, Yannick Semedo, Serginho, MT; Vinícius, Safira, Ricardinho.

Treinador do Santa Clara: Vasco Matos.

Já há onze do Santa Clara!

Nacional dá o mote para o jogo nas redes sociais. Santa Clara também está pronto para «representar os Açores» no duelo esta tarde!

Duelo entre 'arquipélagos': Santa Clara, de Ponta Delgada, recebe o Nacional, do Funchal, no Estádio de São Miguel. O encontro, marcado para as 18:00, opõe o segundo e terceiro lugar da Liga 2, ambos com 33 pontos. É a primeira vez que as duas equipas cruzam caminho na Taça de Portugal, e só uma delas continuará a representar as ilhas nos quartos de final.

Para chegar a esta fase, os bravos açorianos derrotaram o Ribeirão FC — que disputa o Campeonato de Portugal — por 3-0 na 2.ª eliminatória, tendo depois vencido o Vianense, da Liga 3, por 2-0 após prolongamento, e ainda o Elvas, também do Campeonato de Portugal, no desempate em grandes penalidades (4-1) após um empate a uma bola.

Já os insulares, na sua caminhada até aos oitavos, venceram o Portosantense, do Campeonato de Portugal, por 4-2, tendo depois aplicado uma goleada de 6-1, na eliminatória seguinte, ao Mirandela (também do Campeonato de Portugal), e eliminado o Casa Pia, na 4.ª eliminatória, no desempate por penáltis (6-5) após empate a zero nos 120 minutos.

Para uma antevisão mais pormenorizada sobre o encontro, leia a antevisão abaixo:

Vitória de Guimarães - Penafiel

O Vitória derrotou o Penafiel, e garante assim a última vaga nos quartos de final da Taça de Portugal.

A primeira parte foi bastante dividida, com as duas equipas a tentarem explorar os espaços, mas sem grande sucesso. Com a exceção de algumas tentativas tímidas, nenhuma das equipas conseguiu realmente criar perigo.

As duas formações voltaram do descanso revitalizadas, e a segunda parte teve muito mais oportunidades para os dois lados. No entanto, o Vitória acabou por se superiorizar na partida, com alguma naturalidade (dado o poderio do conjunto da primeira Liga), e chegou mesmo ao golo através de Jota Silva, que balançou as redes à passagem do minuto 75. O resultado não se alterou até ao apito final, com o Vitória a selar a passagem para os quartos de final.

Termina o encontro!

O Vitória de Guimarães vence por 1-0, e está nos quartos de final.

90' -  O árbitro dá cinco minutos de compensação.

82' - Como? Oportunidade escandalosamente falhada para o Vitória, que podia ter aumentado a vantagem!

75' - Marca Jota Silva! Só teve de encostar após bom cruzamento. Vitória mais perto de chegar aos 'quartos'!

É golo do Vitória!

67' - Remate potente de Nélson da Luz, mas a bola sai ao lado da baliza do Penafiel.

57' - Que perigo! Penafiel muito perto do golo novamente. O Vitória que se cuide!

54' - Robinho, do Penafiel a mandar uma bola à trave ao tentar um cruzamento! Perigoso.

53' - Nuno Santos esteve muito perto de marcar para o Vitória, mas a bola saiu ligeiramente por cima!

51' - André Silva a cabecear, mas a permitir uma defesa fácil a Baldé.

Recomeça o encontro!

Tempo para o intervalo!

O Vitória esteve, de modo geral, por cima no encontro, mas os primeiros 45 minutos terminam empatados a zero.

31' - André Silva foi ao chão na área do Penafiel, mas o árbitro mandou seguir.

27' - André Silva com uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador, mas Baldé disse presente.

25' - O Vitória vai, aos poucos, apoderando-se do controlo do jogo.

14' - Penafiel com uma oportunidade muito boa, mas sem conseguir concretizar. Charles Silva magoou-se no lance, mas parece já estar bem.

10' - As duas equipas ainda à procura dos espaços para explorar. Dez minutos muito amenos, sem verdadeira superioridade de algum dos lados.

3' - Mangas esteve perto de inaugurar o marcador para o Vitória, mas Baldé fez uma defesa apertada.

Começa o jogo!

Último encontro do dia, e dos oitavos de final. Vamos a isto!

Está prestes a começar o último encontro do dia e da 5ª eliminatória da Taça de Portugal. No outro jogo, Santa Clara e Nacional vão jogar prolongamento.

Onze do Penafiel: M. Baldé, João Miguel, Rúben Freitas, Leandro, Rúben Pereira, Robinho, Reko, Diogo Batista, Chico, Firmino, Adílio.

Treinador do Penafiel: Hélder Cristóvão.

Também já temos onze do Penafiel!

Onze do Vitória: Charles Silva, Miguel Maga, Tomás Ribeiro, Manu Silva, André Silva, Tiago Silva, João Mendes, Ricardo Mangas, Jorge Fernandes, Nuno Santos, Dani Silva.

Treinador do Vitória: Álvaro Pacheco.

Já há onze do Vitória!

Vitória está pronto para jogar a Taça, e vestido a rigor!

O segundo encontro do dia opõe Vitória de Guimarães a Penafiel. A equipa treinada por Álvaro Pacheca segue num grande momento de forma, ocupando a quinta posição na Liga Betclic e tendo empatado contra o SC Braga, ao cair do pano, na semana passada. Por outro lado, os durienses ocupam a 14.ª posição da Liga 2, e esperam poder 'recuperar pontos' com uma boa prestação na competição rainha.

Para chegar a esta fase, os vitorianos eliminaram o Moncarapachense, do Campeonato de Portugal, por 3-1 na 3.ª eliminatória, e o Lank Vilaverdense, da Liga 2, por 4-1 na fase seguinte.

Por outro lado, Penafiel eliminou o Valadares Gaia, do Campeonato de Portugal, após desempate nos penáltis (4-2), tendo depois eliminado o Santa Maria, das Distritais de Braga, por 3-0, e finalizado o seu percurso até agora com uma vitória sobre o Vitória de Setúbal, que disputa atualmente o Campeonato de Portugal, por 3-2 após prolongamento.

Para mais informações sobre o encontro e as duas equipas, espreite a seguinte peça:

V. Guimarães-Penafiel: Bons momentos colocados à prova

10 janeiro 2024, 09:30

V. Guimarães-Penafiel: Bons momentos colocados à prova

Vitória e Penafiel atravessam os melhores ciclos da temporada; Confronto para os oitavos de final da Taça de Portugal às 20.15 horas, no D. Afonso Henriques; Álvaro Pacheco pode fazer alterações no onze